Os gols da partida foram marcados um em cada tempo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, o atacante Elenilson abriu o placar para o Capital. Na segunda etapa, aos 14 minutos, o meia Jardisson deixou tudo igual fazendo de cabeça.
Próxima rodada

Na segunda rodada, o União Atlético Clube jogará na cidade de Angico diante do Bela Vista, no Estádio Jorge Filho. Já o Capital folgará na tabela, pois ao adversário seria o Palmas, que desistiu. Com isso, o time ganhará os três pontos por WO, pelo placar de 3 x 0. E só voltará a campo, no dia 11 de fevereiro diante do Bela Vista (Cachoeirinha do Tocantins), no Estádio Nilton Santos, às 16 horas.

Campeão em campo

No domingo (29), às 16 horas, no Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, o atual bicampeão, o TEC recebe o vice-campeão, o Interporto, mas a partida terá caráter quase amistoso, pois o time de Porto Nacional não conseguiu inscrever nenhum atleta no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, segundo a diretoria do clube. Diante deste cenário, o Interporto deve ser levado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-TO), e ser julgado de acordo com o artigo 214, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e sofrer uma punição.

Pela lei, o clube infrator terá a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).
A primeira rodada será completada no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), com o jogo entre Tocantins x Bela Vista, às 16 horas, no Estádio Castanheirão, em Miracema.
Vale destacar que com a desistência do Palmas, o Tocantinense 2023 terá participação de sete equipes: Tocantinópolis, Interporto, Tocantins, União Atlético Clube, Capital, Gurupi e Bela Vista (Cachoeirinha do Tocantins).

O campeão estadual garante vaga para Copa do Brasil 2024, Série D e Copa Verde, enquanto o vice-campeão disputará também a Copa do Brasil 2024, e Brasileiro da Série D.

Já as duas piores equipes da 1ª fase serão rebaixadas para a Segunda Divisão do Tocantinense. Mas a saída do Palmas, haverá apenas um rebaixamento, já que o Palmas automaticamente já está rebaixado.