55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 7, 2026

Tocantins está entre os estados sob alerta laranja para baixa umidade de até 12% nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (14), o Tocantins está entre os estados que integram uma ampla área sob alerta laranja de perigo para baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a apenas 12%. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e abrange uma área que se estende do sul do Pará até o leste de São Paulo, alcançando dez estados e o Distrito Federal.

Além do Tocantins, estão sob o alerta Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e o Distrito Federal.

No Tocantins, o calor deve permanecer intenso. Palmas pode registrar máxima de 38°C, uma das temperaturas mais elevadas previstas para a Região Norte.

Na Região Norte, há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas no centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará. Também pode ocorrer chuva isolada no oeste do Acre, no litoral do Amapá e do Pará e em áreas de divisa entre Rondônia, Acre e Amazonas.

Calor intenso

No Centro-Oeste, predomina o tempo estável, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas principalmente em Mato Grosso do Sul e no Paraná. As temperaturas permanecem elevadas no interior da região, podendo chegar a 37°C em Cuiabá e Goiânia. Em Brasília, a mínima prevista é de 18°C.

No Nordeste, o calor também predomina, principalmente no interior. Teresina pode registrar máxima de 37°C, enquanto Salvador e Maceió devem ter mínima de 21°C.

No Sudeste, há possibilidade de chuva isolada em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do Espírito Santo e do sudeste de Minas Gerais.

Alerta para tempestades

Além do alerta de baixa umidade, há alerta amarelo para perigo potencial de tempestades no sul de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná.

No Sul do país, áreas de baixa pressão entre o norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia favorecem a formação de instabilidades. Paraná e Santa Catarina estão sob alerta laranja para tempestades, com possibilidade de fortes rajadas de vento, microexplosões e tornados.

As temperaturas devem ser mais baixas na Região Sul, com mínimas previstas de 14°C em Curitiba e Porto Alegre. A máxima em Porto Alegre não deve passar de 18°C.

Por: Geovane Oliveira

Últimas Notícias

Lucas Campelo participa de cavalgada em Colinas e reforça propostas para o setor produtivo

Candidato a deputado federal pelo Republicanos destacou a importância...

Adesivaço com Jailton Bezerra mobiliza Dianópolis em apoio a Marcos Júnior

Ao lado do ex-candidato a prefeito Jailton Bezerra, deputado...

No Dia da Amazônia, campanha pede que eleitor vote por floresta em pé

O Dia da Amazônia, comemorado neste sábado (5), marca...

Eduardo Gomes destaca protagonismo feminino na política do Tocantins e defende agenda de proteção às mulheres

Em agenda pelo sul do Estado, senador reafirma força...

Veja também