55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Tocantins e Maranhão pretendem criar roteiro turístico integrando Jalapão e Chapada das Mesas

Projeto ainda será discutido entre os Governos estaduais e os municípios dessas regiões

Uma nova rota turística está prestes a nascer com a integração do Tocantins com o Maranhão. A Chapada das Mesas e o Jalapão podem se tornar uma rota única. O projeto, que ainda será discutido entre os Governos estaduais e os municípios dessas regiões, foi anunciado na tarde desta quinta-feira, 22, durante reunião entre os governadores do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Maranhão, Flávio Dino, e suas respectivas equipes técnicas para tratar das ações do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual.

O governador Mauro Carlesse destacou a parceria de longa data com o Estado do Maranhão.

“São dois estados que têm muito em comum e agora vão ter projetos estruturantes em várias áreas, pensados a longo prazo. Esse que integra o roteiro turístico do Jalapão com a Chapada das Mesas, tenho certeza de que em breve a gente consolide as tratativas para viabilizá-lo. Será um sucesso no trade turístico de ambos os estados e uma rota bastante apreciada pelos turistas”, destacou.

 

“Temos que pensar em um nome para esse novo roteiro. Tenho certeza que além de integrar essas regiões, vai alavancar ainda mais o turismo no Jalapão e na Chapada das Mesas”, sugeriu o governador do Maranhão, Flávio Dino.

A integração das rotas é defendida por gestores de municípios do Jalapão. A prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa, demonstrou que a rota é de interesse do município, mas afirmou que precisa de estudo e capacitação. O município de Lizarda faz divisa com Alto Parnaíba (MA),

“Essa rota é muito importante para a nossa cidade. Mas antes temos que preparar as pessoas para essa grande cadeia econômica que é o turismo. Estamos felizes com essas ações que trazem uma perspectiva que nossa cidade, no futuro, tenha uma rota importante no turismo e no agronegócio, pois também estamos na última fronteira agrícola que é o Matopiba”, afirmou a prefeita Suelene Lustosa. 

Roteiros

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação que abrange 160 mil hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito. 

Na região do Jalapão, existem áreas de conservação para garantir a preservação da fauna e flora do cerrado. Uma delas é a Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão, com 461 mil hectares, que abrange parte dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. A APA abriga um dos principais atrativos turísticos da região, a Cachoeira da Velha.

A região também conta com o Parque Estadual do Jalapão, que abrange uma área de quase 160 mil hectares no município de Mateiros. É o maior parque estadual do Tocantins e sua vegetação é predominantemente de cerrado e campo limpo com veredas.

A rota turística do Jalapão dispõe de cenários ideais para o ecoturismo e o turismo de aventura com suas dunas, serras, cachoeiras, rios e corredeiras. 

Brener Nunes/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Veja também