Multas de transito enchem os cofres da prefeitura de Araguína de dinheiro
No Brasil são apontadas milhões de multas de trânsito, e com o aumento crescente do número de radares nas cidades e nas estradas, a tendência é aumentar ainda mais o número de multas. Levando em consideração que apenas uma minoria recorre das multas e a grande maioria simplesmente as paga, torna-se uma arrecadação multimilionária. Mas, para onde vai este dinheiro? Ele tem destino, mas atualmente não há obrigatoriedade de divulgar onde foi aplicado e como foi aplicado.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, o dinheiro que é arrecado com o pagamento das multas de trânsito deve ser usado exclusivamente em:
Sinalização; Engenharia de Tráfego; Policiamento; Fiscalização; educação no Trânsito; 5% destinado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset)
Em Araguaína, a Agência Municipal de Trânsito, ATTM, fechou contrato milenário no valor de R$ 2.640.000,00 de reais com os Correios por um ano para entrega das multas aplicadas pelos radares móveis e fixo instalados em alguns pontos da cidade de Araguaína, onde se estima que, por mês chega a arrecadar quase 4 mil em autuações de multas .
A gestão do prefeito Ronaldo Dimas sempre questionada pelos gastos supérfluos ou mesmo desnecessários como aluguéis de imóveis de carros e até mesmo gastos com seu Gabinete que é orçado em mais de R$ 3 milhões de reais por ano.
Neste momento de crise precisamos ser mais participativos, fiscalizar e acompanhar estes gastos para que nenhum centavo seja ‘jogado fora’. E o Poder Municipal tem por dever ser o mais transparente possível em relação a maneira que administra o orçamento público e ser responsável na aplicação desta quantia significativa de dinheiro que vem sedo arrecadado por meio das multas de trânsito na cidade .