55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, agosto 11, 2026

STF nega habeas corpus preventivo a Bolsonaro e Anderson Torres

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de habeas corpus preventivo que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Anderson Torres, que comandava a secretaria de Segurança do Distrito Federal durante a invasão e a depredação de bolsonaristas dos prédios dos três Poderes.
Conforme noticiou o Estado de S. Paulo, Lewandowski apontou na decisão que o advogado que fez o pedido não é o representante legal dos investigados e que não é possível a concessão de um habeas corpus contra uma decisão de outro ministro da Corte.
O pedido foi apresentado pelo advogado bolsonarista Carlos Alexandre Klomfahs. Ele também pediu ao Superior Tribunal Militar (STM) a libertação dos presos nos atos extremistas de 8 de janeiro.
Torres foi preso no último sábado (14) ao retornar ao Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes. A suspeita é que o ex-secretário, em conjunto com setores da Polícia Militar do DF e de militares, tenha atuado para facilitar a ação das pessoas que realizaram os atentados. O ex-ministro nega.
O ex-ministro ficou em silêncio durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (18), conforme informou o G1.
Um dia antes da prisão de Torres, Moraes atendeu a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e incluiu Bolsonaro na investigação que busca apurar os “autores intelectuais” das invasões de apoiadores do ex-presidente em Brasília.
O requerimento aceito pelo STF foi apresentado à PGR por 80 representantes do Ministério Público Federal (MPF). O documento aponta conduta de incitação pública à prática de crime por parte do ex-presidente.
Os atos violentos promovidos por bolsonaristas no último dia 8 deixaram um rastro de destruição no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e, principalmente, no STF. Os envolvidos no distúrbio extremista pediam uma intervenção militar para derrubar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu no dia 1º.
sputniknewsbrasil

Últimas Notícias

Atos Gomes comemora avanço para instalação da cobertura do Resendão, projeto iniciado por ele à frente do Esporte

Atos Gomes comemora avanço para instalação da cobertura do...

Festival Celebra Sesc 80 anos terá show gratuito com Paula Toller em 12.09

Evento comemorativo prevê programação para toda a família a...

Inscrições para o Concurso da Saúde têm início nesta segunda-feira, 10

Prazo começa às 22 horas e segue até 10...

Aprosoja Tocantins celebra arrecadação de mais de R$ 532 mil para Hospital de Amor

Recursos contribuirão para a conclusão da unidade em Palmas....

Veja também