55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, junho 1, 2026

Projeto de Lázaro Botelho aumenta pena e endurece combate a invasões de propriedade

O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas-TO) tem sido um dos grandes defensores do aumento da punição ao crime de invasão à propriedade privada, e encabeça na Câmara dos Deputados a luta para coibir a prática. Para isso, apresentou nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei (PL) nº 1394/2024, que altera  o art. 161 do Código Penal.

O texto modifica a condenação para os crimes de esbulho possessório, alterando a pena, que hoje é de um a seis meses de detenção, para dois a quatros anos, além de multa. Ainda, tipifica como ocupação e retomada qualquer invasão de posse ou propriedade privada com o objetivo de pressionar o Estado, ou quaisquer de seus agentes, a fazer ou deixar de fazer algo, ou a executar política pública, inclusive relacionadas à reforma agrária e a demarcação de terras indígenas.

Em sua justificativa, a proposta afirma que o crime não pode encontrar respaldo ou legitimidade do poder público, independente da circunstância social ou política. Para Lázaro, o Parlamento precisa agir imediatamente para cessar a balbúrdia. “É preciso buscar a pacificação social e o fim do uso de reivindicações legítimas por criminosos que veem nelas um caminho mais curto ao enriquecimento ilícito. Defendemos a reforma agrária, mas não podemos ser coniventes, invasão é crime, não importa o pretexto”, declarou.

Últimas Notícias

Festa, tradição e participação popular marcam cavalgada entre Araçulândia e Floresta

A manhã deste sábado (31) foi marcada pela realização...

Governador Wanderlei Barbosa participa da 51ª ExpoGurupi e reforça apoio ao agronegócio com investimento de R$ 1,09 milhão

ExpoGurupi é considerada a maior feira agropecuária da região...

Dorinha, Eduardo Gomes e Carlos Gaguim participam da abertura do EBADETINS e ENOADETINS em Araguaína

A senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil), o senador...

Veja também