domingo, outubro 26, 2025
55.3 F
Nova Iorque
domingo, outubro 26, 2025

Procurador-Geral de Justiça recebe representantes de sindicatos

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recebeu, nesta terça-feira, 13, um grupo de servidores do Poder Executivo e representantes de classe que têm seus vencimentos diretamente impactados pelo teto salarial, correspondente ao salário do governador do Estado.
Eles relataram que, em 2011, o salário do chefe do Executivo foi reajustado, estando estagnado deste então, sem nenhuma revisão. Com isso, policiais militares, delegados de polícia, médicos, auditores fiscais e outras categorias estariam prejudicados, obtendo cortes em progressões, promoções e em adicionais pelo exercício de cargos de chefia, entre outros. Há dois anos, as categorias vêm se mobilizando para equiparar o teto dos servidores do Executivo ao salário do desembargador, mas uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) neste sentido foi rejeitada em outubro.
Após o posicionamento das categorias, o chefe do Ministério Público Estadual (MPE) ponderou que o momento não seria adequado para rever o teto dos servidores, em razão do Poder Executivo ter extrapolado todos os limites legais de gastos com pessoal e também por não haver, no momento, disponibilidade de recursos para arcar com a diferença salarial. 
O Procurador-Geral de Justiça citou que a frustração da receita estadual tem impactado o próprio Ministério Público, provocando o atraso na transferência dos repasses duodecimais pelo Executivo e exigindo medidas austeras de contenção de gastos quanto à gestão de pessoal, como a redução no adicional de férias (de 50% para 33%), a exoneração de servidores comissionados, a devolução de servidores cedidos e o corte em gratificações, inclusive a que ele próprio tem direito pelo exercício da função de Procurador-Geral de Justiça.
Ao expor suas considerações, o chefe do Ministério Público se dispôs a manter o diálogo com os representantes das categorias. (Flávio Herculano)

Últimas Notícias

Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Veja também