Pelo segundo final de semanacosecutivo, a Praia da Gaivota, localizada no município de Araguacema, recebeu atividades ambientais realizadas pela equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão em parceria com a prefeitura de Araguacema.

Conforme a pedagoga, Helia Regina Araújo da Silva, na tarde da última sexta-feira, 21, uma blitz educativa alcançou 120 visitantes e comerciantes. O intuito foi orientar sobre os cuidados com o micro lixo (papel de balas, bitucas de cigarro, entre outros); destacar a importância da preservação dos recursos naturais e alertar as pessoas a não limparem peixes e nem jogarem restos de comida no rio Araguaia, pois a prática pode atrair arraias, piranhas e jacarés.

Já no sábado, 22, também no período vespertino, ocorreu uma oficina de reciclagem. Com linguagem simples e de forma lúdica, a sensibilização atendeu 20 crianças e abordou os problemas causados pelo lixo, além de reforçar a importância da reciclagem para mudanças de atitude para a preservação do meio ambiente.

De acordo com Darcivânia Jardim, da secretaria municipal do Meio Ambiente de Araguacema, as crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente, os benefícios da reciclagem e ainda produziram brinquedos confeccionados com garrafas PET.

As ações executadas na Praia da Gaivota fazem parte da programação do Núcleo de Educação Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão para a Temporada de Praia do município de Araguacema em parceria com o Parque Estadual do Cantão, APA Ilha do Bananal/Cantão e Prefeitura de Araguacema.

Fred Oliveira/Governo do Tocantins