55.3 F
Nova Iorque
domingo, agosto 23, 2026

Polícia Federal desarticula esquema de fraude licitatória e desvio de R$ 5 milhões da prefeitura de Angico

A Polícia Federal (PF) cumpre 19 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (28) contra suspeitos de fraudar licitações e desviar recursos da prefeitura de Angico, no extremo norte do estado. A investigação estima que o prejuízo aos cofres públicos supere R$ 5 milhões.

Um dos alvos da Operação Domus Magna é uma servidora pública do município e alguns de seus familiares. Segundo a PF, foram desviados recursos da prestação de serviços da prefeitura por meio de empresas pertencentes ao grupo familiar da servidora.

Nesta etapa da investigação, policiais federais cumprem mandados nos municípios de Angico, Tocantinópolis, Araguaína e Ananás, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal em Araguaína.

De acordo com o inquérito, os suspeitos usavam “laranjas” para receberem os valores desviados. O repasse da maior parte do dinheiro era destinado ao grupo criminoso e uma pequena parcela era paga aos “laranjas” como recompensa pela participação nos crimes.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosas. As penas somadas podem chegar a 12 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência ao envolvimento de diversos familiares da servidora pública com as fraudes sob investigação.

Fonte: G1 Tocantins

Últimas Notícias

O Melhor da Amazônia entrevista Dorinha e principais lideranças durante agenda política em Aragominas

A candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União...

Em Lagoa da Confusão, Vicentinho defende Estado parceiro de quem produz

O candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, esteve...

Câmara de Praia Norte cassa mandato da prefeita Bruna Gabrielle

Decisão foi tomada em sessão extraordinária nesta sexta-feira (21);...

Veja também