100%
Com você
terça-feira, outubro 21, 2025
100%
Com você

Polícia deflagra segunda fase da Operação 1º Coríntios 15:33 para combater tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Civil deu início à segunda fase da Operação 1º Coríntios 15:33, que visa desarticular uma organização criminosa interestadual envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Foram expedidos e estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão nas cidades de Gurupi, Formoso do Araguaia e Figueirópolis, no Tocantins.

A ação mobiliza cerca de 55 policiais civis e conta com o apoio das Polícias Civis dos estados de Goiás e do Rio de Janeiro, onde também ocorrem operações simultâneas. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para dar suporte às atividades.

Prisões e apreensões

De acordo com o delegado Joadelson Rodrigues Albuquerque, um dos alvos da operação foi preso em São Paulo na última sexta-feira (17). Durante a abordagem, foram apreendidos um veículo e um aparelho celular, que estão sendo analisados para contribuir com as investigações.

Outro suspeito foi capturado na segunda-feira (20), em Gurupi, após mudar de endereço. A prisão foi antecipada como medida para impedir a fuga do investigado.

Histórico da operação

A Operação 1º Coríntios 15:33 teve sua primeira fase deflagrada em julho de 2024, quando foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, resultando em seis prisões em flagrante e outras oito por mandados.

Na ocasião, três policiais penais foram alvos de mandados de busca e apreensão por suspeita de envolvimento com o grupo criminoso. A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) informou que abriria uma investigação preliminar para apurar as denúncias, mas, devido à presunção de inocência, não determinou o afastamento dos servidores.

Também foram embargados um espaço de eventos supostamente usado para lavar dinheiro do tráfico, além da apreensão de documentos, drogas, armas de calibre restrito, veículos e outros objetos relevantes para as investigações.

Combate ao crime organizado

A operação reflete o esforço das autoridades para desmantelar redes criminosas que operam em várias regiões do Brasil. A integração entre diferentes forças de segurança tem sido fundamental para o sucesso das investigações e ações repressivas.

A Polícia Civil segue trabalhando na análise dos materiais apreendidos e na localização de outros integrantes da organização criminosa. Novas fases da operação não estão descartadas.

Por Geovane OLiveira, com informações  do G1 Tocantins

Últimas notícias

TRE mantém cassação de vereadores do PDT e anula votos do partido em Goiatins por fraude em cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão de...

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins para preservar tradição artesanal

Com o objetivo de salvaguardar uma das mais ricas...

Projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia fortalece protagonismo feminino e sustentabilidade em Tocantínia

O projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, iniciativa do Instituto Terra Dourada,...

Câmara de Araguaína tem quase 300 servidores; 37 são temporários

A Câmara Municipal de Araguaína mantém 285 servidores ativos,...

Artigos Relacionados

Categorias populares