55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, outubro 29, 2025

Operação combate tráfico interestadual prende cinco e apreende 450 kg de drogas em Tocantins

Uma ação integrada da Força de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) resultou na prisão de cinco suspeitos e na apreensão de aproximadamente 450 kg de entorpecentes transportados por via aérea para o estado. A operação, deflagrada no domingo (23), interceptou uma aeronave e três veículos em uma fazenda de Marianópolis, no oeste tocantinense, desarticulando uma rota de distribuição interestadual de drogas.

Segundo o delegado Evaldo de Oliveira Gomes, chefe da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), as equipes monitoravam há sete dias uma pista clandestina às margens da rodovia TO-080, onde o avião suspeito pousou para descarregar a carga. “A localização estratégica do Tocantins, no centro do país, facilita o transbordo de drogas para outros estados. Eles estavam transferindo os entorpecentes para caminhonetes quando foram surpreendidos”, explicou.

A investigação, conduzida em parceria com a FICCO de Goiás, revelou que a droga seria distribuída principalmente para Goiás e Bahia, com possível expansão para Maranhão e Mato Grosso. Além da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil, participaram do cerco agentes da Inteligência da PM do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

Os cinco presos, originários de outros estados, tiveram as identidades preservadas, mas foram encaminhados à sede da PF em Palmas, junto com a aeronave, os veículos e os entorpecentes. A quantidade total de drogas apreendidas não foi divulgada oficialmente, mas fontes confirmaram cerca de 450 kg.

A FICCO/TO, composta por integrantes da PF, Polícia Militar, Civil e Penal, reforça a atuação conjunta contra o narcotráfico na região. “Operações como esta mostram a importância do trabalho integrado para interceptar redes complexas que exploram rotas logísticas”, destacou o delegado Gomes.

A investigação continua para identificar outros envolvidos e desvendar os elos da organização criminosa, que atuava no armazenamento, transporte e venda de drogas em múltiplos estados. A apreensão é considerada uma das maiores do ano no Tocantins, refletindo o avanço do crime organizado em rotas aéreas clandestinas.

Geovane Oliveira, com informações do G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também