55.3 F
Nova Iorque
domingo, janeiro 18, 2026

Olyntho pede informações sobre temas tratados pela CPI da Saneatins

Impossibilitado de agir na CPI da Saneatins em virtude da decisão da Justiça de suspender os trabalhos da comissão, o deputado Olyntho Neto (PSDB) obteve a aprovação de requerimentos de urgência no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, dia 12, sobre os trabalhos da CPI. Entre as matérias, o parlamentar solicita à presidência da Casa cópia integral de todos os autos da CPI Saneatins/Odebrecht Ambiental realizados no Parlamento.

26201O deputado também requer informações ao prefeito de Araguaína e ao presidente da Odebrecht Ambiental sobre a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Lontra. Ao governo estadual ele solicita esclarecimentos sobre reajuste tarifário do serviço de saneamento no Tocantins e sobre a participação do Estado na estrutura capital da Odebrecht/Ambiental.

Para Olyntho, os trabalhos realizados na CPI devem continuar porque são de relevância para a coletividade tocantinense, possuem como objetivo a defesa dos consumidores dos serviços de água e esgoto do Estado do Tocantins e fiscalizam o erário público estadual. Ele cobra ainda esclarecimentos ao Banco do Brasil e, ao Executivo estadual, informações sobre o financiamento Pró-Estado I e II. 

Dois requerimentos da deputada Luana Ribeiro (PR) foram também aprovados em regime de urgência. Eles solicitam informações sobre a terceirização da saúde nos hospitais estaduais ao secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha. Luana pede ainda o encaminhamento do relatório de despesas, receitas e número de atendimentos dos 19 hospitais estaduais ao seu gabinete.

Outra solicitação de urgência, feita pelo deputado Zé Roberto (PT), requer a realização de reunião pela CCJ às 15 horas do dia 12 de maio a fim de debater projetos de lei que tratam do reúso de água e energia solar no Estado. Ele ressaltou, porém, que a data da reunião fora transferida ao próximo dia 19 no mesmo horário. Jorge Frederico (SD) pede ao DNIT a iluminação e a construção de trevo na BR-153, e a reabertura do Ministério da Defesa do Tiro de Guerra, ambos em Araguaína.

Do presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), foi aprovada a propositura que marca audiência pública para o dia 21 de maio, com vistas a discutir o projeto de criação do cargo e da carreira de contador público na administração do governo estadual. É também solicitado o envio de votos de aplausos ao presidente da Associação Social Ágape (ASA), pastor Gean Carlos de Souza, pela inauguração da Casa dos Bebês em Paraíso do Tocantins. (Elpídio Lopes e Penaforte Diaz)

Últimas Notícias

Final da Copa do Boi movimenta Santa Fé do Araguaia e impulsiona esporte e economia local

Santa Fé do Araguaia viveu uma tarde de grande...

Mercosul e UE assinam acordo histórico de livre comércio

Autoridades sul-americanas e europeias aproveitaram a cerimônia de assinatura do...

Governo do Tocantins divulga calendário escolar de 2026 com início das aulas em 2 de fevereiro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de...

Polícia Civil do Tocantins prende em São Paulo foragido investigado por homicídio em Palmas

A Polícia Civil do Tocantins prendeu, na tarde desta...

Veja também