Na disputa pela Presidência da República em 1989, a imagem do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi associada à de um anticristo pela Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo bispo Edir Macedo, atualmente aliado do presidente Jair Bolsonaro. Além da disputa pelo poder na FPE, as alas de Madureira e da Vitória em Cristo protagonizaram um embate na semana passada, na votação que tratava do projeto de lei que libera cassinos, bingos e jogo do bicho. Nos bastidores, contudo, deputados de algumas denominações têm flexibilizado a posição contra a pauta. Espelhados no movimento americano do neoconservadorismo, os evangélicos conversadores prezam pautas do liberalismo econômico, morais, contrárias ao aborto, casamento do mesmo sexo. Acreditam, ainda, que questões sociais se resolvem com iniciativas individuais.

Já o Pastor Edir Macedo, da IURD e dono da Record TV, utilizou a emissora para veicular uma entrevista exclusiva com o candidato do PSL durante o debate presidencial na Rede Globo. Evangélicos por todo o país estão se posicionando em apoio à candidatura de Fernando Haddad , contra as propostas e discurso de Jair Bolsonaro . O movimento acontece em oposição ao senso comum de que a comunidade evangélica necessariamente compartilha de valores conservadores e preconceituosos trazidos pelo capitão reformado do Exército.

Isso tem relação com a histórica pastoral de intervenção social praticada por igrejas e grupos evangélicos que procura aliviar o sofrimento humano e a destruição ambiental sem enfrentar as estruturas que os provocam. Por isso, no que toca as causas das mulheres, de LGBTI+, da população negra e das religiões não-cristãs, prepondera o silêncio entre estes fiéis. Fica ausente entre estes fiéis uma atuação mais incisiva contra o patriarcalismo, o racismo e o exclusivismo religioso, marcantes desde os tempos do Brasil Colônia, presentes na oposição de muitos grupos e movimentos aio governo Bolsonaro. Com essa base cristã, esses evangélicos não se deixaram seduzir pelos discursos messiânicos assumidos pelo presidente.

Vai depender do jogo eleitoral, de quem vai sair candidato, de como vão se estabelecer essas alianças, quais são as negociações, as exigências por apoio”, alertou Landim. Na avaliação da especialista, grande parcela do eleitorado brasileiro é fortemente afetada pela crise da pandemia. E, nesse contexto, a mobilização evangélica é de importância fundamental.

A discussão nos remete imediatamente às disputas geopolíticas envolvendo a China e os EUA, com as posições do governo brasileiro em defesa de Trump. Desde o surgimento da pandemia, diversas fake News levantaram suspeitas sobre equipamentos médicos e medicamentos oriundos da China. Uma das teorias negacionistas é a de que o 5G produzido pelos chineses espalharia o vírus, o que é curioso porque o Brasil importa vários produtos do país asiático. A fala do deputado pastor Marco Feliciano também foi triunfalista e deixou claro que a reside pascoal era parte de um continuum com os demais eventos da Semana Santa. Segundo o deputado, o jejum do domingo anterior teria “parado” o país e isso teria movido “os céus do Brasil”, trazendo “mudanças radicais”, como um suposto reconhecimento da “extrema imprensa” acerca da efetividade da “medicação que o presidente estava indicando” .

Estavam presentes o Evangelista Claudio Jacinto da Comunidade Cristã, o Pastor Paulo Santana da Igreja Avivamento Bíblico, o Evangelista Romilson da Assembleia de Deus Ministério Madureira e o Presbítero Márcio da Assembleia de Deus Ministério de Belém. Ubiratan da Silva, que faz parte da Igreja Batista e participa do grupo gestor da Rede Cristã de Agentes em Proteção e Prevenção às Drogas, trabalha há 14 anos com a população de rua. Segundo ele, há hoje, em Curitiba, 20 organizações da igreja evangélica com projetos voltados às pessoas em situação de rua. Mas tenho certeza que quando o governo e a sociedade caminham juntos, os resultados são muito melhores”, disse. Entre as ações desenvolvidas pelas igrejas evangélicas para atender a população de rua da capital está, principalmente a distribuição de sopa, outros alimentos e o encaminhamento de pessoas usuárias de drogas para comunidades terapêuticas.

Por: Geovane Oliveira