55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, março 3, 2026

Novos programas de residência médica são aprovados no HDT-UFT

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), situada em Araguaína (TO) teve quatro programas de residências médicas aprovados, nas áreas de clínica médica, pediatria, infectologia e oftalmologia. O resultado está disponível no Diário Oficial da União Nº 32 desta segunda-feira (22).

O chefe do Setor de Gestão de Ensino, professor Wagner Mariano, adianta que o edital com as informações sobre os critérios de ingresso nas residências está previsto para ser publicado ainda esta semana. “Este é um grande avanço para o município e região, ao passo que possibilita a capacitação de novos profissionais, consolidando a instituição como hospital escola, visto que há apenas dois anos foi federalizado, tornando-se universitário”, comentou.

Para o chefe da Divisão Médica, Ebert Mota de Aguiar, independente da especialidade, o mais relevante é a possibilidade de fixar o profissional na região e consequentemente aumentar o número de pessoas que terão acesso a especialidades muitas vezes pouco encontradas por aqui, porém com uma demanda muito grande, é o exemplo da infectologia.

“Além disso, a presença de médicos formados que adentram a um serviço de residência médica para formação em serviço, permite um maior envolvimento dos especialistas, médicos residentes e comunidade, pois além do campo assistencial propriamente dito, o campo educacional e de pesquisa acabam por vezes em ações extramuros”, frisou Aguiar.

Últimas Notícias

Fé, cultura e resistência marcam o 3º Presente de Iemanjá na Praia da Graciosa

Ao som dos atabaques, sob o brilho do sol...

Moraes nega prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Para ministro, instalações da Papudinha oferecem atendimento adequado O ministro...

AL aprova projetos de Jorge Frederico sobre apoio social, proteção animal e valorização cultural no Tocantins

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.