Termina nesta segunda-feira (16) o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto no Tocantins. Segundo o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda, quem pagar o valor em parcela única adiantada terá redução 10% sobre o valor total.
Os donos de veículos também poderão optar por pagar o imposto dividido em até 10 vezes, desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 250 para pessoa física e R$ 500 no caso de pessoa jurídica. Neste caso, a última parcela será quitada em outubro deste ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/X/Z/hjEpiWRPq4AcpXMk5koA/whatsapp-image-2022-12-28-at-10.10.50.jpeg)
Como pagar
Os boletos para pagamento do imposto podem ser emitidos no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento ou nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda. Para imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare), basta acessar o link do IPVA e preencher o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário.
Segundo a Sefaz, o imposto é calculado conforme o valor de mercado do veículo. “O IPVA pago fora dos prazos fixados nesta Portaria fica sujeito às penalidades e aos acréscimos previstos na Lei nº 1.287, de 28 de dezembro de 2001”.
Fonte: G 1Tocantins


