Segundo o calendário eleitoral de 2022, o período em que os políticos eleitos podem mudar de filiação partidária sem penalidade começou em 3 de março e terminou em 1º de abril de 2022.

No Tocantins, os principais partidos políticos se preparam para disputar os cargos mais importantes nas próximas eleições, que serão realizadas em outubro deste ano.

Paulo Mourão, pré-candidato do (PT) ao governo do Tocantins, teve um movimento tranquilo durante a janela partidária, ou seja, não cresceu, mas também não encolheu.

O (Republicanos)do governador, Wanderlei Barbosa, foi turbinado pela filiação de 11 deputados estaduais e uma lista completa de pré-candidatos a deputados federais.

A frente, liderada pela senadora Kátia Abreu, formou ampla coligação com PSD, progressista, avante e DC, com 62 pré-candidatos a cargos estaduais e federais. Ela saiu turbinada da janela partidária.

Ronaldo Dimas, pré-candidato a governador, e Eduardo Gomes, simpatizante, ambos tiveram sufoco durante a janela partidária, Dimas não conseguiu atrair pré-candidatos competitivos para o (Podemos). Depois, Dimas pensou em juntar os pré-candidatos do Podemos e do PL, mas encontrou dificuldades. Coube ao Senado Eduardo Gomes ajudar a atrair os pré-candidatos dos dois partidos no PL, o partido liberal, para formação de uma  chapa completa.

Por: Geovane Oliveira