0ed9444c7c2de863bf8a88ac1623ffbf-width-400A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid), Thaís Cairo Souza Lopes, participou, na quinta-feira, 11, da terceira reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), enquanto representante do Ministério Público Estadual (MPE).

Entre as principais discussões do encontro, destacaram-se os preparativos para a Conferência Estadual dos Direitos da Mulher, que ocorrerá em novembro, em Palmas. Sobre o evento, pesa a urgência de que cada uma das 139 cidades do Estado têm que realizar as conferências municipais, até o dia 30 de outubro, antecedendo a conferência estadual.

Enquanto coordenadora do Caocid, Thaís Cairo prontificou-se a colaborar. Para tanto, deve expedir orientação aos promotores de justiça de todas as comarcas do Estado, para que notifiquem as prefeituras quanto ao prazo de realização das conferências municipais.

A reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Seds), em Palmas. Além do MPE e da Seds, têm assento no Cedim diversas secretarias de Estado (Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura e Segurança Pública), Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet).

Outros conselhos

Enquanto coordenadora do Caocid, representando o MPE, a Promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes integra também os conselhos estaduais de Direitos Humanos, de Direito do Idoso, da Pessoa com Deficiência e o Conselho de Políticas sobre Drogas.