55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, agosto 12, 2026

MPE realiza reunião para discutir revitalização da Feirinha de Araguaína

O Ministério Público Estadual (MPE) promoveu uma reunião na terça-feira, 18, com representantes do Município de Araguaína, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional Araguaína para discutir o projeto de revitalização da região conhecida como “Feirinha de Araguaína”.

Uma vistoria realizada nos estabelecimentos comerciais do local, no mês de março, pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, apontou que vários pontos comerciais apresentam problemas de infraestrutura, não possuem alvarás de funcionamento e atuam sob condições sanitárias precárias. A vistoria foi realizada a pedido do MPE. Três promotorias de justiça também estão atuando conjuntamente, investigando os problemas do local relacionados à segurança, saúde pública, meio ambiente, urbanismo e infância e juventude.

Com relação à revitalização do local, a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro questionou o prefeito Ronaldo Dimas sobre o andamento de um convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, em 2016, para o financiamento das obras. O prefeito informou que, no prazo de seis meses, deve ser concluído o processo de licitação para a escolha da empresa que executará a revitalização. Ele informou também que será necessário remover comerciantes e moradores para reconstruir a área.

A Promotora de Justiça irá requisitar, formalmente, à Prefeitura de Araguaína, o cronograma de execução das obras e outras informações adicionais. Também serão requisitadas informações à Caixa Econômica Federal.

Presente à reunião, o Promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira apontou os graves problemas de segurança da área da Feirinha e recomendou ao Município que viabilize a construção de um posto policial ou de uma delegacia no local. O prefeito concordou com a indicação e comprometeu-se a alterar o projeto, destinando uma área para a obra.

Saúde

Acerca do problema recorrente de moradores da Feirinha com dependência química mas sem o devido tratamento, a Promotora de Justiça Araína Cesárea solicitou providências ao Secretário Municipal de Saúde, Jean Luis Coutinho, que também participou da reunião. Ele comprometeu-se a buscar soluções de âmbito jurídico, para que a União participe dessa oferta de tratamento.

Presenças
Além dos já citados, também participaram da reunião os promotores de justiça Moacir Camargo de Oliveira, Ana Paula Reigota Catini e Valéria Buso Rodrigues Borges; o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel João Márcio Costa Miranda; o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, capitão Ciro Cardoso Guimarães Filho; o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Cláudio Barbosa Aguiar; o procurador-geral do Município, Gustavo Fidalgo; e o presidente da OAB – seccional Araguaína, José Quezado.

Flávio Herculano

Últimas Notícias

Advogado Marcos Antonio de Sousa toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins

O advogado Marcos Antonio de Sousa, de 56 anos,...

Polícia Civil do Tocantins reforça segurança durante a Operação Romaria do Senhor do Bonfim 2026

Atendimento será realizado com reforço presencial nos períodos de...

Mestrado Profissional em Matemática abre seleção com 10 vagas na UFNT

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso...

Associação de pecuaristas do Tocantins se posiciona contra projeto que proíbe exportação de gado vivo

A Associação Tocantinense do Novilho Precoce (ATNP), que representa...

Veja também