domingo, outubro 19, 2025

MPE pede cumprimento de sentença que obriga município de Araguaína a ofertar vagas em creches

5492e4c736d9605e58c18e0d50600262-width-400O não cumprimento de decisão judicial que obriga o município de Araguaína a garantir a matrícula de todas as crianças de zero a cinco anos que necessitam de vagas em creches e pré-escolas da cidade, levou o Ministério Público Estadual (MPE) a requerer o cumprimento da sentença. O pedido foi ajuizado na última terça-feira, 27, pelo Promotor de Justiça Sidney Fiori, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

A decisão judicial é de janeiro de 2014 e atende ao pedido constante em Ação Civil Pública (ACP) proposta no ano de 2010, motivada pelo grande déficit de vagas na educação infantil. Na época, a maior deficiência encontrava-se na faixa etária de 0 a 1 ano, pois existiam no município cerca de 2.710 crianças residentes, de modo que a rede escolar devia atender, pelo menos, a 50% dessa população, conforme previsto no Plano Nacional de Educação. Na decisão, a Justiça determinou que fossem criadas 1.355 vagas no prazo de um ano.

Segundo o Promotor de Justiça, a situação agravou-se ainda mais, pois um estudo realizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotoria de Justiça (Caopij) demonstrou que, atualmente, a carência é de 7 mil vagas. “O não cumprimento evidencia negligência consciente e voluntária por parte do Município-executado com o Poder Judiciário, pois o mesmo insiste em não cumprir as obrigações fixadas em sede de sentença, restando, tão só, a via executória para impor o cumprimento da ordem judicial”, expôs Fiori.

Diante da situação exposta, o Pedido de Cumprimento de Sentença requer que o município, na pessoa do Prefeito, apresente Projeto ou Plano de Ação para disponibilizar e ampliar vagas nas creches, de acordo com a demanda atual; além da aplicação de outras medidas que o Juízo entender necessárias para que sejam efetivamente concretizados os dispositivos da sentença; entre outros.

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares