55.3 F
Nova Iorque
domingo, agosto 23, 2026

Ministro do STF determina afastamento de Cunha do mandato de deputado

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou hoje (5) o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e da presidência da Câmara.

O ministro atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou denúncia acusando Cunha de tentar interferir na condução das investigações da Operação Lava Jato. A decisão é liminar.

A assessoria do deputado Eduardo confirmou que ele recebeu, há pouco, a notificação da Corte. Quem assume a presidência da Câmara é o primeiro vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA), que também é investigado na Lava Jato.

Lava Jato

Cunha é réu em ação penal que tramita no STF sobre o suposto recebimento de U$S 5 milhões de propina em contratos de navios-sonda da Petrobras. Cunha está na linha sucessória da Presidência da República, cargo que não pode, de acordo com a Constituição, ser exercido por um réu.

A Operação Lava Jato investiga esquema de corrupção e pagamento de propinas na Petrobras.

Edição: Graça Adjuto

Da Agência Brasil

Últimas Notícias

O Melhor da Amazônia entrevista Dorinha e principais lideranças durante agenda política em Aragominas

A candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União...

Em Lagoa da Confusão, Vicentinho defende Estado parceiro de quem produz

O candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, esteve...

Câmara de Praia Norte cassa mandato da prefeita Bruna Gabrielle

Decisão foi tomada em sessão extraordinária nesta sexta-feira (21);...

Veja também