Reconhecida pela vocação para o Turismo de Negócios e em processo de posicionamento como centro logístico no Portal da Amazônia para o Ecoturismo, Araguaína vivencia uma transformação no mercado imobiliário, com a verticalização da cidade e novas oportunidades de negócios. Um exemplo emblemático desse novo cenário é o lançamento do empreendimento Vértice, que será feito até o início de setembro.
O mais novo investimento da construtora araguainense M21 tem como sócios locais os empresários Jeremias Demito, do Grupo Demito; Edivaldo Campelo, do Grupo Campelo; Edson Coelho, da construtora Vale do Norte; Alberto Aguiar, da Play Participações; e Tiago Valtuille, do Grupo Concrenorte, parceria que confere ainda mais credibilidade para o novo condomínio vertical de Araguaína.
Conforme explica o sócio proprietário da M21, Rafael Faria, o Vértice será o primeiro edifício da cidade projetado para atender o mercado de locação por temporadas, modelo em franco crescimento no país e mediado por plataformas online, como Airbnb e Booking, por exemplo.
“Há anos que Araguaína demanda imóveis para esse modelo de negócios. Todos os meses, milhares de pessoas passam pela nossa cidade e buscam alternativas de hospedagem quando a rede hoteleira não consegue comportar o fluxo de visitantes, e isso é mais comum do que podemos imaginar. Por isso, o Vértice vem inaugurar esse segmento tão próspero”, destaca Rafael.
Mercado promissor
O mercado brasileiro de aluguel por temporada mostrou um crescimento robusto nos últimos anos e com projeções otimistas para os próximos. O setor movimentou R$ 12,4 bilhões em 2025, com crescimento anual projetado de 11,2% até 2030, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). O relatório consolida informações sobre o desempenho das principais plataformas online, rentabilidade por região e tendências do mercado.
Na comparação com aluguel tradicional, o aluguel por temporada traz uma rentabilidade até três vezes maior, cerca de 1,4% ao mês. Hoje, esses tipos de imóveis detêm 15% do mercado de imóveis para locação.
Na plataforma Booking, por exemplo, de abril a junho de 2025, o crescimento no número de locações foi de 61% se comparado ao mesmo período de 2024.
Conheça mais o Vértice
Previsto para ser concluído em 36 meses, o Vértice terá 20 andares e 198 apartamentos, cerca de 11 por andar. Os imóveis atendem uma tendência de mercado: compactos e funcionais, oferecendo opções de 22 a 46 metros quadrados. O Valor Geral de Vendas previsto para o empreendimento é de R$ 92 milhões.
Um dos diferenciais do Vértice é o rol de serviços que será oferecido em formato de galeria, logo na entrada do edifício. A previsão é ofertar minimercado, espaço coworking, lavanderia, restaurante, SPA, sport bar, entre outros negócios.
A localização é outro ponto de destaque no mercado: na Rua Mariana, no Setor Beira Lago, a poucos metros da Via Lago e do Lago Center Shopping de Araguaína.
“Existe uma demanda de investidores para este tipo de imóvel para locação por temporada. São pessoas que já tem negócios na cidade, possuem outros imóveis e querem diversificar seus investimentos. Mas o Vértice também será totalmente preparado para pessoas que decidirem morar nele ou alugar pelo modelo tradicional”, pontua Rafael.