55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, janeiro 16, 2026

Marcus Marcelo toma posse como membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) tomou posse, na manhã desta sexta-feira, 16, como membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO) para o biênio 2026–2028, representando a Assembleia Legislativa do Estado. A cerimônia marcou a renovação de um colegiado considerado uma das mais importantes instâncias deliberativas da política educacional tocantinense.

Criado em 1989, ainda quando Miracema do Tocantins era capital provisória do Estado, o CEE-TO tem como missão formular normas, acompanhar e avaliar o sistema estadual de ensino, contribuindo para o fortalecimento da educação básica e superior, tanto da rede pública quanto da privada.

Professor de carreira da rede estadual, Marcus Marcelo atuou na educação básica como docente, coordenador e diretor escolar. Na vida pública, foi vereador e vice-prefeito de Araguaína. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, o parlamentar preside, pelo segundo biênio consecutivo, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

Durante a solenidade, o deputado destacou que sua presença no conselho representa a continuidade de um trabalho voltado ao fortalecimento e à construção de políticas públicas para a educação.

“Levo comigo a vivência da sala de aula para todos os espaços que ocupo. Nossa atuação sempre foi dialogar, buscar soluções e avançar em pautas que impactam diretamente a vida dos professores, dos alunos e das famílias tocantinenses. Assumir essa missão no conselho é reafirmar o compromisso de trabalhar para transformar vidas, fortalecendo uma educação pública de qualidade e com resultados reais”, afirmou.

Parceria pela Educação

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, esteve presente no evento e ressaltou a importância do conselho como parceiro estratégico do Estado, destacando o papel do deputado Marcus Marcelo na defesa de pautas históricas da educação, como o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

“O deputado Marcus Marcelo sempre demonstrou sensibilidade e compromisso com a educação, buscando equilíbrio e soluções, especialmente na defesa da valorização dos profissionais. Nesta solenidade, celebramos a renovação de um compromisso público com a educação tocantinense. O Conselho Estadual de Educação é uma das mais importantes instâncias do Estado, porque é aqui que se constroem as bases legais, técnicas e institucionais do nosso sistema de ensino”, afirmou o secretário.

Além de Marcus Marcelo, o Conselho Estadual de Educação é composto por mais de 10 membros, representantes de diversos segmentos da sociedade, incluindo ensino particular, pais de alunos, corpo discente, Secretaria da Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Poder Legislativo.

A presidente do CEE-TO, Markes Christina Oliveira, reforçou a continuidade das funções do órgão, com foco no fortalecimento das legislações, especialmente na garantia do acesso à aprendizagem no Tocantins. “O Conselho continua priorizando a qualidade da educação. Vamos dar continuidade aos atos regulatórios e às legislações pendentes e, nesse processo, a parceria com a Assembleia Legislativa é indispensável. Não existe Conselho Estadual de Educação sem a participação do Poder Legislativo, que representa o povo”, explicou.

Ações do professor deputado

Além de integrar o CEE-TO e presidir a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, a atuação do parlamentar inclui a revisão do PCCR, investimentos diretos em infraestrutura e apoio aos estudantes, como a destinação de recursos para uniformes escolares, climatização de salas de aula, reformas de escolas estaduais e aquisição de veículos para fortalecer a gestão educacional em municípios como Araguaína, Filadélfia, Carmolândia e Nova Olinda.

Marcus Marcelo também é autor da Lei nº 4.713/2025, que institui a Política de Combate ao Bullying nas Escolas do Tocantins. O parlamentar ainda teve requerimentos aprovados para a construção e ampliação de escolas de Tempo Integral em Araguaína, além de solicitar a ampliação da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, também no município, em razão da alta demanda de estudantes.

Texto: Giovanna Hermice

Foto: Cecília Nascimento/Ascom

Últimas Notícias

Jornalista assume coordenação de comunicação de Vicentinho Júnior

Pré-candidato ao governo do Estado, o deputado federal Vicentinho...

Câmara Municipal de Combinado emite nota de pesar pelo falecimento de Paulo Resende Filho

A Câmara Municipal de Combinado manifestou profundo pesar pelo...

Empresa presente no Tocantins, EDP é eleita uma das melhores do mundo para trabalhar em 2026

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos...

Veja também