sexta-feira, outubro 24, 2025

sexta-feira, outubro 24, 2025

Marcelo Miranda e mais de 50 prefeitos discutem demandas de municípios tocantinenses

450Defensor de uma gestão administrativa em parceria com todos os 139 municípios tocantinenses, o governador Marcelo Miranda recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, na tarde desta quarta-feira, 06, 57 prefeitos de várias regiões do Estado. Inicialmente, a pauta era o ICMS Ecológico, mas o encontro resultou em um amplo debate sobre diversas demandas dos municípios.

“Fazemos parte de um mesmo objetivo, independentemente de cor partidária. Minha equipe está à disposição; e quanto a essas demandas, nós iremos continuar dialogando para que possamos alcançar êxito. Tenham em mim um parceiro que quer ver o franco desenvolvimento do Estado”, ressaltou o governador.

A postura democrática do governador foi elogiada pelo presidente da Agência Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Brasilândia, João Emídio. “Eu confiava que o governador ia fazer isso, pelo senso municipalista que ele já demonstrou em outros mandatos. Vejo como um ponto muito positivo para que a gente faça um bom trabalho nos nossos municípios. Viemos tratar do ICMS Ecológico e aproveitamos para trazer outras demandas que vão ser tratadas permanentemente daqui pra frente”, destacou o presidente.

Para o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, é fundamental o trabalho em conjunto dos governos estadual e municipais. “É justamente isso que esperamos: que haja essa interação institucional para que possamos discutir problemas que são comuns e que afligem o Estado e os municípios. Agradecemos imensamente a disponibilidade do governador por nos dar a oportunidade de trazer demandas que são urgentes e importantes.”

ICMS Ecológico

Um dos pontos mais discutidos na reunião foi o ICMS Ecológico, que são repasses destinados para os municípios desenvolverem políticas públicas voltadas para preservação e conservação do meio ambiente. Por conta de uma alteração na lei, em dezembro de 2014, apenas 13 municípios em áreas indígenas estariam sendo beneficiados e outros 44 penalizados.

Por determinação do governador Marcelo Miranda, um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa, de modo que todos sejam beneficiados como era anteriormente.

Com essa recomendação do Governo, o presidente da ATM disse que todos saem ganhando. “Fiquei satisfeito. Foi uma postura municipalista e de senso humano que o governador teve com a população mais carente do nosso Estado. A gente tem a tranquilidade quando a gente imagina que os outros não vão perder nada. Agora todo mundo sai ganhando”, enfatizou.

Assembleia

Presente na reunião, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Mourão, reforçou a importância de se readequar a lei. “O que precisamos agora é restabelecer como a lei previa a distribuição, sem nenhum prejuízo aos municípios que contemplem os povos indígenas e trabalhar, também, a participação da bancada federal, com emendas orçamentarias, para atender esses municípios que precisam de um suporte maior para dar apoio às comunidades indígenas. Creio que essa é a melhor forma de saírmos desse impasse.”

Presenças

O encontro também contou com a presença dos secretários da Casa Civil, Télio Leão Ayres; Geral de Governo, Herbert Brito; Procurador-Geral do Estado, Sérgio do Vale; e dos deputados estaduais Ricardo Ayres e Amélio Cayres.

Últimas notícias

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Após requerimento de Jorge Frederico, Procon realiza megaoperação contra bebidas adulteradas no Tocantins

Após a suspeita de intoxicações por metanol em bebidas...

PF apreende grande carga de cocaína em pista clandestina e prende cinco pessoas em Arraias

Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão...

Artigos Relacionados

Categorias populares