Gov Marcelo Miranda contrato com Tecnova 17-04-2015 fotos Elizeu Oliveira 4O empreendedorismo no Tocantins deu um passo importante, na manhã desta sexta-feira, 17, depois de assinados, pelo governador Marcelo Miranda e parceiros, os contratos do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Tecnova. A formalização desses contratos foi feita em solenidade no Palácio Araguaia.

Essa é a primeira edição do Tecnova no Tocantins. Estão sendo investidos R$ 9,6 milhões em 24 projetos contemplados em diversos segmentos. Os empresários beneficiados também acompanharam a solenidade.

Para o governador Marcelo Miranda, o investimento é de fundamental importância para o avanço tecnológico de toda a região. “O Tocantins precisa fomentar suas potencialidades. Hoje temos ideias muito inovadoras; e quando o Governo se une com a classe empresarial, a exemplo das entidades que formam o Tecnova, os resultados são os melhores. Isso se chama parceria”, avaliou.

Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, George Brito, o programa proporcionará um novo momento para as empresas. “Empresas fortes, competitivas e cada vez mais inovadoras. Acreditamos ser um projeto de extrema importância e que vai alavancar novas iniciativas. Queremos que não seja só a primeira, e sim a primeira de outras edições”, disse.

Brito adiantou que o governo está em preparativos de um Seminário Estadual de Inovação para que novos projetos “possam disseminar ciência, tecnologia e se tornem uma inovação para os empresários, alcançando o cidadão tocantinense”.

 Fieto

 Para o presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, entidade parceira no programa, inovação hoje precisa ser uma agenda prioritária nas empresas, tanto nos seus produtos, como em seus processos. “O caminho da inovação é o caminho próspero para que a gente continue com condições de competir com empresas não só daqui do Tocantins; do Sul, Sudeste e até de fora do Brasil. Os governos federal e estadual estão de parabéns por apartar recursos para viabilizar esse projeto tão importante para o nosso Estado.”

Falando em nome dos empresários beneficiados pelo Tecnova, o empreendedor Ricardo Barcelos lembrou a importância do incentivo. “É um desafio muito grande. Somos gratos por confiar, a nós, esse desafio. Somos gratos a todas as instituições que propiciaram esses nove milhões [reais] que estão, hoje, sendo investidos. A gente quer continuar com essa interlocução com todos os órgãos”, defendeu.

Tecnova

É um programa de incentivo e fomento ao desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores. De âmbito nacional, tem ações regionalizadas que visam contribuir para a inovação no país inteiro, considerando e trabalhando com foco em cada região. As empresas que participam do programa contam com apoio e acompanhamento dos seus projetos, incluindo diagnósticos e qualificação.

Presenças

A solenidade contou com a participação de secretários de Estado e representantes dos parceiros do Tecnova, como a Agência Brasileira de Inovação (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet).