sáb. jan 16th, 2021

Maior desafio para a humanidade: faltam 100 anos

O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking insiste que é necessário desenvolver tecnologias que permitem colonizar um planeta habitável o mais cedo possível e propõe uma nova casa para a humanidade – o planeta Próxima B.

Segundo Hawking, a humanidade enfrenta diversas ameaças. Vários cenários podem levar ao desaparecimento da nossa espécie. O astrofísico volta a afirmar que as mudanças climáticas e a superpopulação são os dois principais adversários da luta do homem pela própria sobrevivência no futuro.

O físico afirma que a humanidade não será capaz de sobreviver às mudanças climáticas e à contaminação, que destruirão a Terra.  Nessa conexão, é vital nos prepararmos para abandonar a Terra e colonizar outros planetas nos próximos 100 anos. Ao mesmo tempo, ele acredita que há esperança — podemos sobreviver se colonizarmos planetas habitáveis, e sugeriu, em particular, nos mudarmos para o Próxima B.

Próxima B é um planeta do sistema solar de Alfa Centauro, (a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar), tem condições semelhantes às da Terra e foi descoberto em 2016. Fica a uma distância de 4,2 anos-luz da Terra.

“Não tenho nenhuma dúvida de que acabaremos por encontrar meios para cruzar distâncias significativas do espaço em poucos anos, sublinha Hawking.

“Nos próximos 100 anos embarcaremos na nossa maior aventura da história”, destaca o cientista no documentário “Em busca de uma Nova Terra” (“The Search for a New Earth”).

Os foguetes de hoje levam cerca de 120.000 anos a alcançar o planeta, por isso é necessário acelerar o desenvolvimento das tecnologias. “Devemos estar preparados dentro de 100 anos. A colonização do Próxima B será o maior desafio já conhecido para a nossa espécie”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto do Governo do Tocantins prorroga benefício fiscal para fomentar a economia durante a pandemia

Os contribuintes dos itens constantes nos artigos 3º e 4º do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e...

“Ponto antes era desacreditado, agora está se desenvolvendo com o apoio do poder público”, afirma Wagner Rodrigues

A região da Feirinha, que segue em processo de revitalização e teve a primeira etapa entregue em dezembro de 2020, passa a contar a partir desta sexta-feira, 15, com uma...

Prefeito e vereadores de Aliança serão investigados por promoverem aglomeração

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, instaurou nesta sexta-feira, 15, Inquérito Civil Público com vistas a apurar o suposto ato de...

Renato Jayme assume presidência do Naturatins

Nesta sexta-feira, 15, Renato Jayme da Silva inicia análise e planejamento das ações que serão continuadas em sua gestão à frente da presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Após...