dom. mar 7th, 2021

Início das obras do HGA, colheita de grãos da safra 2020/2021 e agenda municipalista pautam semana do governador Carlesse

O mês de fevereiro segue acelerado para o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, com ações que vão desde o início das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA), à colheita de grãos da safra 2020/2021, ao lançamento do edital do concurso para o Corpo de Bombeiros, reuniões com prefeitos de diversas regiões, pedido de apoio ao Congresso Nacional e à União para ações de combate à Covid-19, entre outras.

A principal notícia da semana foi a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras do HGA, cuja primeira etapa deve ser concluída em 15 meses. A obra está dividida em três etapas e, para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado. 

 

Colheita de grãos

Com a expectativa de aumento na produção, o governador Carlesse abriu oficialmente na última segunda-feira, 8, a colheita de grãos da safra 2020/2021 no Estado. O evento foi realizado em Porto Nacional e a estimativa do Governo do Tocantins é de um aumento significativo da produção, na ordem de 6 milhões de toneladas de grãos, sendo que 3,6 milhões são de soja.

 

Dia de Campo

O governador Carlesse participou na terça-feira, 9, de um dia de campo na Fazenda São Geraldo, em Marianópolis, que pertence ao grupo Agrojem e tem mais de 15 mil hectares de área, abrigando um projeto de ponta que é referência na integração lavoura e pecuária (ILP). “O Tocantins precisa conhecer iniciativas de sucesso como essa, são projetos assim que trazem as oportunidades de desenvolvimento que precisamos”, destacou o Governador.

 

Concurso dos Bombeiros

A semana também foi marcada pelo lançamento do edital do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO) na segunda-feira, 8. Com um total de 115 vagas, a aplicação de provas da primeira fase do certame está marcada para ocorrer no dia 11 de abril, sendo destinado para homens e mulheres com níveis de graduação médio e superior. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 26 de fevereiro, exclusivamente pela internet.

 

Passagem de comando

Na quarta-feira, 10, o governador Carlesse presidiu a passagem de comando da Polícia Militar, do coronel Jaizon Veras Barbosa, que foi para a reserva, ao coronel Júlio Manoel da Silva Neto. Durante a solenidade, o Governador agradeceu pela dedicação e pela lealdade de Jaizon Veras em sua Gestão à frente da corporação, desejando sucesso ao novo comandante.

 

Passagem de comando

Na quarta-feira, 10, o governador Carlesse presidiu a passagem de comando da Polícia Militar, do coronel Jaizon Veras Barbosa, que foi para a reserva, ao coronel Júlio Manoel da Silva Neto. Durante a solenidade, o Governador agradeceu pela dedicação e pela lealdade de Jaizon Veras em sua Gestão à frente da corporação, desejando sucesso ao novo comandante.

 

Policiamento Ostensivo

Também na quinta-feira, 11, ainda em Araguaína, o governador Carlesse, prestigiou a formatura do 1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural do Tocantins, realizada no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), oportunidade em que entregou equipamentos de uso não letal para a unidade, sendo 200 munições AM403P (elastômero); um lançador AM640; e oito granadas de gás lacrimogêneo.

 

Oferta de voos

Durante o cumprimento de agenda em Araguaína, na quinta-feira, 11, o governador Carlesse prestigiou o evento de lançamento da ampliação da oferta de voos da companhia Voepass, antiga Passaredo. A partir do dia 23 deste mês, o número de voos que são ofertados pela empresa passa de três para cinco opções semanais, com destino a Brasília (DF).

 

Reunião com prefeitos

A agenda municipalista também pautou a semana do Chefe do Executivo que recebeu doze prefeitos em seu gabinete no Palácio Araguaia. O Governador ouviu as demandas de cada um dos gestores e assegurou o apoio do Governo em ações diretas nos municípios voltadas às áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras.

 

Videoconferência com líderes do Congresso

Em reunião virtual nesta sexta-feira, 12, com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o Governador solicitou união e apoio ao Ministério da Saúde para ampliar as campanhas de incentivo à vacinação. “Precisamos de união e fazemos aqui um apelo para que o Ministério da Saúde reforce ainda mais esse recado para a nação brasileira”, destacou.

 

Carta da Amazônia

Já preocupado com o aumento de casos de Covid-19, o governador Carlesse, juntamente com os demais governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, assinou e divulgou no último domingo, 7, a Carta da Amazônia à Nação Brasileira, a qual pede a retomada imediata da habilitação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e a continuidade do auxílio emergencial para minimizar os impactos na economia.

 

Associativismo

Na terça-feira, 9, o Governador prestigiou o 1° Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins, realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em parceria da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet).

Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação com a Faciet para a implementação do programa Integrar para Desenvolver, que tem o objetivo de estruturar as operações das associações comerciais e empresariais, com foco em fortalecer a rede empresarial, disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

Vania Machado/Governo do Tocantins
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Tocantins abre novos leitos de UTI Covid neste sábado, em Palmas

A população tocantinense contará a partir deste sábado, 6, com mais 6 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponibilizados pelo Governo do Tocantins, visando o atendimento a pacientes do...

Semana do governador Carlesse é marcada por entrega de máquinas, busca pela vacina contra à Covid-19 e autorização do curso de Medicina em Paraíso

Da entrega de máquinas pesadas e ônibus escolares, a reunião com prefeitos, anúncio de concurso público, nomeações de delegados, busca por recursos em Brasília (DF), ações que visam complementar o...

Prefeitura de Carmolândia publica novo decreto de combate a pandemia do coronavírus

O prefeito de Carmolândia, Neurivan Rodrigues, reuniu, nesta quarta-feira, 3, com o secretário  de  saúde do município, Daniel Carneiro, para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus...

Prefeitura de Gurupi firma termo de cooperação técnica com Governo do Estado

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, participaram nesta quarta-feira, 03, de uma reunião no Palácio do Araguaia, em Palmas, com o Governador Mauro Carlesse, que...