O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada em Araguaína (TO), firmou parceria com o Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde da UFT, Câmpus de Palmas (TO), para ofertar o serviço de consultoria médica, bem como a segunda opinião formativa que serão disponibilizadas aos profissionais de saúde cadastrados nas Unidades de Atenção Básica (UBS) dos municípios parceiros. A reunião com os envolvidos no projeto ocorreu na última sexta-feira (29).

O termo de cooperação foi consolidado entre a Unidade de E-Saúde, vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa e o Núcleo, com a finalidade de ofertar tais serviços, por meio dos residentes do HDT-UFT, os quais atuarão como médicos reguladores. Inicialmente os municípios beneficiados são: Babaçulândia, Aragominas, Araguanã, Arapoema, Piraquê, Wanderlândia, Xambioá e Nova Olinda.

A chefe da Unidade, Regiane Alves enfatizou que a próxima etapa é a realização do cadastro dos residentes para o início efetivo das teleconsultorias. “Desta maneira, a interação através das Tecnologias de Informação e Comunicação poderão ser realizadas on-line ou em off-line, por meio da plataforma do próprio Núcleo”, disse.

Para o coordenador do Telessaúde, professor Leandro Guimarães Garcia, a expectativa é bastante positiva. ”A gente espera com essa parceria que possamos oferecer uma teleconsultoria de qualidade para um número maior de municípios e com o tempo esperamos crescer e colocar mais especialistas dentro do núcleo, primando sempre pela eficiência e agilidade no atendimento aos pacientes”, disse.

Garcia explicou ainda que o núcleo é fruto de uma colaboração entre a UFT e o Ministério da Saúde no Tocantins, “a ideia é fornecer um amparo para os profissionais de saúde que se encontram no interior; em algumas cidades faltam muitas especialidades, e esse profissional as vezes tem dificuldades de realizar um diagnóstico de maneira adequada, de realizar um acompanhamento após ter sido dado um diagnóstico, ou tem dificuldade em conseguir adotar de maneira correta alguma diretriz da Organização Mundial de Saúde; neste contexto, o projeto vem no sentido de capacitar e principalmente dar o amparo para esse profissional”, comentou.

Saiba mais

São atividades de apoio aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, na perspectiva da educação permanente, uma vez que aumenta a autonomia e a capacidade resolutiva de quem as solicita. Permite que profissionais e gestores da saúde esclareçam dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde bem como dúvidas relativas ao processo de trabalho. As respostas são baseadas na melhor evidência científica disponível, adaptadas às realidades locais e seguem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.