55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, novembro 3, 2025

Governo e empresa firmam parceria para aproveitar resíduos do capim dourado

450O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a empresa Beraca e agricultores familiares extrativistas de comunidades rurais firmaram acordo para aproveitamento dos resíduos do capim dourado. O acordo aconteceu durante visita dos técnicos da Coordenadoria de Apoio à Agroindústria, que ocorreu de 29 de setembro ao último dia 03, em comunidades extrativistas (especificamente de capim dourado), localizadas em três municípios que fazem artesanatos com a planta no Tocantins. 

As comunidades estão localizadas nos municípios de São Félix (povoado do Prata – Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores), Mateiros (Mumbuca – Associação do Capim Dourado e Associação Comunitária dos Artesões e Pequenos Produtores) e Ponte Alta do Tocantins (Associação dos Artesões de Capim Dourado Pontalense).

A empresa Beraca iniciou os primeiros contatos com a Seagro e os produtores nas comunidades ainda em 2012. Os resíduos resultantes da atividade até o presente momento eram queimados ou descartados. “A empresa especializada em pesquisas de produtos extrativistas possui vasta experiência em produtos de forma sustentável, ou seja, explora a matéria-prima sem agredir a natureza”, enfatizou o coordenador de Apoio à Agroindústria da Seagro, Telmo Gosch.

Nas negociações ficou firmado que a empresa colherá a matéria-prima nas comunidades nos meses de abril e dezembro de cada ano, sendo a primeira entrega do material em abril de 2015. A Beraca utilizará a essência da matéria-prima do capim dourado para produtos da indústria cosmética.

Beraca
A Beraca é uma empresa brasileira com sete unidades no Brasil, atuando no ramo há mais de 50 anos, em território nacional e com distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. A empresa é especializada no desenvolvimento de tecnologia, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de indústria de alimentos, bebidas e cosméticos.

Bioma
O bioma tocantinense é riquíssimo em matérias-primas extrativistas, especificamente, em produtos como capim dourado, pequi, buriti, babaçu, plantas, frutos e essências nativas do cerrado. 

Últimas Notícias

Especialistas criticam o “Consórcio da Paz” e alertam para avanço de projeto autoritário no país

Conflitos não são administrados apenas com tiros de fuzil,...

PF deflagra 8ª fase da Operação Overclean e mira secretário nacional do Podemos em esquema de R$ 1,4 bilhão

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31), a oitava...

Tocantins avança na aplicação do protocolo “Não é Não” em bares e casas de espetáculo

Representantes de diversas instituições se reuniram na quarta-feira, 29,...

Marcus Marcelo solicita compra de materiais para normalizar cirurgias bariátricas no Tocantins

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento na...

O Melhor da Amazônia Podcast

🎙️ Tá no ar o primeiro episódio do O Melhor da Amazônia Podcast! A conversa tá boa, os temas são quentes e as análises, afiadas! 🔥 Neste episódio, a gente analisa a ação do vereador Max Fleury em Brasília, que busca apoio para expandir o Restaurante Popular em Araguaína — um projeto que pode impactar muitas famílias da cidade. Dá o play e vem com a gente! 🎧

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.