55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Governo do Estado trabalha para manter o Tocantins livre da febre aftosa

Com aproximadamente oito milhões de animais em 55 mil propriedades rurais, o gado tocantinense está livre da febre aftosa desde o ano 2000. Para garantir essa conquista, o governo do Estado desenvolve ações do Programa de Erradicação da Febre Aftosa para incentivar o produtor a vacinar o rebanho, deixando o gado saudável e habilitado pela Organização Mundial de Saúde Animal a ser comercializado em 130 países.

O responsável técnico do Programa de Erradicação da Febre Aftosa da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), João Eduardo Pires, enfatiza a importância de acabar com essa doença. “A febre aftosa é a principal doença de embargo econômico para os produtos de origem animal brasileiro. E para que consigamos mercados internais para os nossos produtos cárneos ou lácteos precisamos fazer o controle dessa doença e ser considerado livre pela Organização Mundial de Saúde Animal”, explica.

Conforme Pires, para ter animais saudáveis, os proprietários de rebanhos bovinos realizam Cadastro de Propriedade Rural na Adapec, cumprem obrigações descritas em legislação especifica, como por exemplo, vacinar o gado de seis em seis meses (nos meses de maio e novembro) como também devem comprovar essa vacinação junto ao órgão de saúde animal do Estado, a Adapec.

Dentre algumas ações promovidas pelo governo do Tocantins para manter o Estado livre de febre aftosa, está o controle de trânsito de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, que é feito através de barreira fixas e móveis fiscalizando o produto para que não sejam veiculadores da febre aftosa. Há ainda a exigência da Guia de Trânsito Animal (GTA), que atesta os animais como sadios. O governo do Estado também realiza ações de educação sanitária junto à sociedade e produtores de animais explicando a importância da Adapec como um certificador de qualidade dentro da segurança alimentar.

Febre Aftosa

A Febre Aftosa é uma virose contagiosa altamente transmissível, aguda e febril, seguida do aparecimento de aftas na mucosa bucal, úbere e espaço interdigital. Afeta bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É causada por um vírus da família Picornaviridae (“pico” significa “pequeno”), que tem sete sorotipos diferentes. A Febre Aftosa já causou milhares de prejuízos à economia mundial.

Países compradores

O rebanho tocantinense está habilitado a ser comercializado em 130 países, conforme requisitos da Organização Mundial de Saúde Animal. Dentre os principais países estão Rússia, Cazaquistão, Bielorússia, Venezuela, Chile, Argélia e Hong Kong.

 

Últimas Notícias

Amélio Cayres marca presença no aniversário de Cachoeirinha e frisa compromisso com avanços para população

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Público aprova segundo dia de Carnaval em Xambioá e elogia organização, segurança e estrutura do evento

O segundo dia de Carnaval em Xambioá, neste domingo...

Circuito da folia fica pequeno para o público na estreia do Carnaval de Xambioá

A cidade de Xambioá, ao norte do Tocantins, deu...

Xambioá abre Carnaval 2026 com multidão no tradicional ‘Bloco das Piranhas’

Evento contou com a presença do prefeito Dr. Mayck...

Veja também