55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, maio 26, 2026

Governador Wanderlei Barbosa homologa concurso da Procuradoria-Geral do Estado

Certame oferta 10 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o cargo de Procurador do Estado – Nível I

O governador Wanderlei Barbosa homologou o resultado final do 4º concurso público da Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins (PGE/TO), destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Procurador do Estado – Nível I. A homologação será oficializada por meio do Decreto nº 7.169, a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 26.

O certame foi regido pelo Edital nº 01/2025, de 19 de agosto de 2025, e teve o resultado final divulgado por meio do Edital nº 18/2026, de 21 de maio de 2026, publicado no DOE nº 7.065, de 22 de maio de 2026.

O governador Wanderlei Barbosa destacou que a homologação representa mais um avanço no fortalecimento das instituições públicas e na valorização da carreira jurídica do Estado. “Estamos fortalecendo uma instituição essencial para a segurança jurídica do Tocantins. Sempre seguimos as orientações técnicas da Procuradoria-Geral do Estado e reconhecemos o trabalho sério realizado pelos procuradores na defesa dos interesses da população tocantinense e das ações do Governo do Estado”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo também ressaltou que a homologação integra o maior ciclo de concursos públicos já realizado pela atual gestão estadual, contemplando áreas estratégicas da administração pública.

O procurador-geral do Estado do Tocantins, Jax James Garcia Pontes, evidenciou que a conclusão do concurso reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento institucional da Procuradoria-Geral. “Na atual gestão, tivemos avanços importantes em modernização, estrutura e valorização da carreira. Este concurso fortalece ainda mais a atuação da Procuradoria, que trabalha diariamente na defesa jurídica do nosso estado e do interesse público”, enfatizou.

Conforme o decreto assinado pelo governador Wanderlei Barbosa, o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, conforme previsto no edital. O decreto também estabelece que caberá à Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins adotar as medidas necessárias para implementação do certame.

A assinatura contou com a presença do senador Eduardo Gomes, do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, e demais representantes da PGE/TO.

Certame

O concurso público destinou-se ao provimento de 10 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Ao todo, 4.542 candidatos se inscreveram, com média de 454,2 candidatos por vaga na ampla concorrência.

As inscrições ocorreram entre os meses de agosto e setembro de 2025, e o concurso foi conduzido em três etapas: prova objetiva, aplicada em novembro de 2025; prova discursiva, realizada em janeiro de 2026; e entrega de títulos e banca de heteroidentificação, ocorridas em março de 2026. Todo o processo foi executado de forma íntegra, garantindo o cumprimento do cronograma previsto no edital.

A realização do concurso da PGE integra as ações de modernização e fortalecimento da administração pública estadual, com foco na valorização dos servidores, na melhoria da prestação dos serviços públicos e na ampliação da capacidade técnica das instituições do Estado.

Leydiane Lima/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Fim da escala 6×1: relator propõe que um dia de folga seja no domingo

Texto prevê redução da jornada de 44 para 40...

José Genoino participa de plenária do PT em Araguaína com foco na conjuntura nacional e eleições de 2026

O Partido dos Trabalhadores de Araguaína realiza, na terça-feira,...

Governo do Tocantins decreta ponto facultativo nos dias 4 e 5 de junho em razão de Corpus Christi

Medida será publicada no Diário Oficial do Estado e...

Veja também