55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 26, 2025

Estado autoriza 400 artesãos a trabalharem com capim dourado no Jalapão

Foto 1- Colheita Capim DouradoNo Jalapão, o governo do Estado está autorizando 400 artesãos a trabalharem com capim dourado. A exploração desse bem tem constituído uma importante fonte de renda para a população de sete municípios localizados na região e é feita conforme portaria nº 362 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que considera que a coleta das hastes do capim só pode ser realizada por artesãos credenciados em associações comunitárias e extrativistas.

O supervisor de Unidade de Conservação e Desenvolvimento Socioambiental, Rodrigo Custódio, conta que oito associações solicitaram as carteiras de licença para coleta expedida pelo Naturatins. “São cerca de 400 carteiras que estão sendo emitidas para a região do Jalapão para coleta do capim dourado”, disse. Custódio explica que a coleta do capim dourado só está autorizada no período de 20 de setembro a 30 de novembro e o artesão deve estar de posse da carteira de licença para coleta.

“Além do Naturatins, o IcmBio [Instituto Chico Mendes], Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e a Cipra [Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental] ou qualquer órgão fiscalizador das áreas federais e estaduais podem emitir carteiras autorizando a coleta do capim”, destaca.

 O supervisor explica que no ato da coleta deverão ser retiradas as flores, onde ficam as sementes, e devem ser lançadas ao solo no mesmo local, garantindo assim a reprodução da planta. Ainda segundo ele,  a comercialização e o transporte do capim dourado in natura só pode ser permitido entre coletores cadastrados e as associações de artesãos e extrativistas devidamente registrados junto ao Naturatins.

Carteira

Para solicitar a carteira de licença para coleta do capim dourado e buriti a associação de artesãos e extrativistas deve preencher requerimento na Unidade do Parque do Jalapão, anexando ato de posse do presidente da associação, documentos pessoais do presidente e lista de associados. A carteira é gratuita e tem validade durante o período de coleta – que vai de 20 de setembro a 30 de novembro -, sendo necessário renovar todos os anos.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é uma área de proteção integral do Tocantins. Possui 158.885 hectares e sua criação data de 2001. O Parque contém as nascentes de afluentes do Rio Tocantins e do Rio São Francisco, o que lhe confere grande importância ecológica. O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição.

 

Últimas Notícias

MPTO aciona Justiça e pede extinção da Fundação Nicolau Esteves após detectar patrimônio de quase R$ 400 mil

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou, na segunda-feira,...

Multa por abandono de animais e reinserção de pais de PCDs: principais projetos de Jorge Frederico são aprovados na Assembleia

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira...

Sem pagamento dos direitos atrasados, educação paralisa atividades nesta quarta (26), em Palmas

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Palmas...

Aleto apresenta aplicativo que amplia transparência de emendas parlamentares

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) apresentou, na tarde...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.