Enchentes, Apocalipse Ou Transformação?

Com essa ocupação, o solo fica impermeabilizado, tendo apenas um escoamento superficial, o que torna o local propício para enchentes.

 O escoamento e drenagem das águas são prejudicados pela impermeabilização do solo nas cidades. A água que não penetra no solo acaba acumulando-se e invadindo outras áreas. A retirada da mata ciliar e a erosão do solo agravam o processo de assoreamento dos cursos d’água.

Quando o leito dos rios fica cheio de detritos, a água pode transbordar e provocar enchentes. Sim, e o aquecimento global tem o seu papel nesse aumento das inundações e alagamentos, provocando chuvas mais fortes com uma maior frequência. Porém, nas canalizações e canais de desvio, os efeitos das enchentes são deslocados para outros locais.

 As fortes chuvas em Minas Gerais continuam forçando famílias a deixar sua casa. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, 45.815 pessoas estão desalojadas e 6.664 encontram-se desabrigadas. Apenas nas últimas 24 horas, foram registrados 10 mil desalojados e 2,2 mil novos desabrigados no estado. Alguns tipos de hepatite podem ser transmitidos em época de chuva, principalmente o vírus da Hepatite A. A transmissão desse tipo de hepatite acontece por meio da ingestão dá água contaminada com o vírus, além de alimentos ou fezes de pessoas contaminadas, por exemplo.

 Em períodos de chuva, os casos dessa doença podem aumentar pelo fato de promover o espalhamento mais fácil desse parasita e contato com alimentos e água também contaminados. A malária, dengue, Zika vírus são uma doença comum em lugares de clima quente, como o Brasil, e que pode ter sua incidência aumentada em épocas de chuva. Isso pode acontecer devido ao acúmulo de água em alguns locais após a chuva, o que favorece a proliferação do mosquito. Acentuar colaborações interdisciplinares é uma meta das concessões do fundo que bancou a pesquisa, engenheiros e planejadores urbanos a trabalhar juntos, unindo seus diferentes processos de projeto e “diferentes idiomas”.

 No domingo,16, o número de desabrigados e desalojados pelas enchentes no Tocantins subiu para 2.840 no Estado do Tocantins. Mais famílias em São Miguel do Tocantins foram obrigadas a deixar suas casas nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil do Estado.

Enchentes, que provocam estragos que envolvem perdas materiais e, em alguns casos, até de vidas. Por isso, é importante entendermos esse problema para descobrirmos as melhores maneiras de evitá-lo. O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. De forma simples, a pavimentação dos grandes centros urbanos impede que a água entre no solo, proporcionando um escoamento que é apenas superficial.

Além disso, como os corpos d’água recebem muita água rapidamente, as inundações acabam acontecendo. Com os sedimentos que aparecem pelo caminho, a profundidade dos rios diminui, agravando ainda mais o problema. Outra questão é a ocupação irregular ou desordenada do espaço geográfico. Como explicamos, algumas áreas correspondem ao leito maior de um rio que, esporadicamente, inunda. Com a ocupação irregular dessas áreas – muitas vezes causada pela ausência de planejamento adequado –, as pessoas estão sujeitas à ocorrência de inundações.

Por Geovane Oliveira