55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Em Babaçulândia, Governo do Tocantins realiza abertura oficial da 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa nesta sexta-feira, 6

Com a expectativa de imunizar cerca de 5 milhões de animais contra a febre aftosa, o Governo do Tocantins abre oficialmente, nesta sexta-feira, 6, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A abertura oficial ocorre às 9 horas, com a participação do governador Wanderlei Barbosa, na Fazenda Califórnia, no município de Babaçulândia, região norte do Estado.

Nesta etapa, que segue até 31 de maio, deverão ser vacinados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Esta será a penúltima etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado, após a realização da segunda etapa em novembro deste ano, o Tocantins se tornará zona livre de aftosa sem vacinação, o que possibilita a abertura de novos mercados para a carne tocantinense.

“É sem dúvida uma conquista histórica para o nosso Estado esse status de zona livre sem vacinação, fruto do trabalho de todos os servidores da Adapec [Agência de Defesa Agropecuária] e do empenho de todos os produtores tocantinenses. Temos muito o que comemorar e continuarmos vigilantes, mantendo nosso rebanho saudável. Vamos realizar mais essas duas etapas com a certeza do dever cumprindo e na expectativa que novos mercados venham consumir a carne tocantinense que é de excelente qualidade”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

Atualmente, o Tocantins possui um rebanho de mais de 10 milhões de bovídeos, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais.

Não esqueça de declarar

A Adapec reforça que a vacinação e o ato de declaração são obrigatórios e o produtor rural após vacinar o rebanho deve ir ao escritório da Agência do seu município munido da nota fiscal da compra da vacina e preencher a carta-aviso. O prazo para declarar a imunização é até o dia 10 de junho. E vale lembrar que mesmo os produtores rurais que não tenham animais nesta faixa etária da campanha devem fazer o preenchimento da carta-avisa para atualização cadastral.

As doses de vacinas devem ser adquiridas em estabelecimentos agropecuários devidamente cadastrados na Adapec. E para manter a eficácia da vacinação, é recomendado o cuidado no transporte, armazenamento e utilização da vacina. Estas, devem permanecer na temperatura entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação, utilizar agulhas novas e desinfetadas para evitar abcessos no gado, aplicar a dose de 2 ml por animal na tábua no pescoço e procurar vacinar nos horários mais frescos do dia, início da manhã ou fim da tarde. A Agência também orienta os pecuaristas a aproveitarem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.

Vania Machado/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Governo publica novas regras da CNH: Autoescola deixa de ser obrigatória e custo pode cair até 80%

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação...

Pautas de segurança e tensões institucionais dominam a semana no Congresso Nacional

Duas matérias consideradas estratégicas pelo governo federal prometem movimentar...

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Veja também