55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, julho 24, 2026

EL PAIS INTERNACIONAL DENUNCIA A FRAUDE DE MORO E DALLAGNOL

O jornal espanhol El Pais publica ampla matéria repercutindo o escândalo revelado pelo site The Intercept. A fraude praticada por Moro e Dallagnol alcança repercussão no mundo.

“Um relatório no jornal Intercept Brasil, o jornalista britânico Glenn Greenwald aponta que o então juiz Sergio Moro, agora ministro da Justiça do Governo de Jair Bolsonaro, e o promotor da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol trocaram mensagens de texto durante a investigação do caso, algo proibido pela Constituição e pelo Código Penal Brasileiro”, diz o jornal.

l Pais explica que a Operação Lava Jato, que desencadeou ações judiciais em vários países da América Latina, foi caracterizada por reunir um grupo de procuradores do Ministério Público Federal e o juiz Moro em uma única unidade. “Isso acelerou investigações e julgamentos que condenaram uma centena de pessoas, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está cumprindo uma sentença de prisão em Curitiba por um ano”.

“O que a Intercept revela é que o atual Ministro da Justiça orientou as investigações do chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, para facilitar as condenações”.

“Intercept teve acesso a mensagens trocadas entre os membros da investigação. Estes foram enviados por uma fonte anônima há algumas semanas. Os arquivos mostram que Moro sugeriu fontes, ordem de operações e assumiu um papel indireto para coordenar os processos que julgaria mais tarde”, desta El Pais.

Últimas Notícias

Tarifa de 37,5% atingirá quase 4 mil produtos brasileiros, estima CNI

A nova tarifa adicional de 12,5% imposta pelos Estados Unidos fará...

Em Taguatinga, Vicentinho anuncia convocação de aprovados no concurso da Polícia Militar

Pré-candidato defende aumento do efetivo para ampliar o policiamento...

Plano de Governo: Dorinha lança ferramenta digital para ouvir ideias da população

Iniciativa abre espaço para que moradores de todas as...

Célio Moura reforça pré-candidatura à Câmara Federal com defesa de programas sociais e combate às desigualdades

O pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores...

Veja também