55.3 F
Nova Iorque
sábado, novembro 15, 2025

Defesa Civil acompanha situação de municípios atingidos pelas cheias

Com o objetivo de monitorar os municípios do Estado que enfrentam situações adversas devido os fenômenos climáticos e as intempéries ocorridas nos últimos dias, o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual está acompanhando a situação de mais três municípios tocantinenses na decretação de Situação de Emergência. No mês passado outros seis municípios do Vale do Araguaia já haviam recebido o reconhecimento do Governo Federal.

Fazem parte deste grupo os municípios de Recursolândia, no Centro-Norte do Estado, Palmeirante e Araguanã, no Norte do Estado. De acordo com o superintendente estadual da Defesa Civil, o major bombeiro Diógenes Madeira, para o município de Araguanã está previsto a entrega de ajuda humanitária (mantimentos, produtos de higiene pessoal, de limpeza, agasalho e colchões), em Recursolândia ajuda humanitária, reconstrução de casas e de bueiros em estradas vicinais e em Palmeirante, a destinação de volume financeiro para a reconstrução de bueiro para drenagem pluvial no trecho impedido.

“Os municípios de Araguanã e Recursolândia já fizeram o registro junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional. Já Palmeirante estamos orientando sobre os passos a serem tomados para a decretação da situação de emergência. Em todos estes municípios a Defesa Civil Estadual está acompanhando de perto e auxiliando sempre que solicitado”, afirmou. Já a respeito das comunidades indígenas atingidas pelas chuvas em Goiatins a cerca de 334 quilômetros de Palmas, o coordenador afirmou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) já acompanha a situação. “Caso seja solicitado, estaremos dando o auxílio necessário”, afirmou.

Wherbert Araújo/Governo do Tocantins

 

Últimas Notícias

Governador Laurez inaugura unidade do PronTO em Araguaína e anuncia linha de crédito para pequenos empreendedores

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, participou...

Marcos Duarte destaca compromisso do governo ao inaugurar o PronTO no Lago Center Shopping

O governo do Tocantins inaugurou nesta sexta-feira (14) a...

STF Decide que Recreio Pode ou Não Integrar Jornada de Professores Conforme Cada Caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13),...

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.