55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

Crise política domina discursos em homenagem a advogados

26410A defesa da Constituição e das garantias legais frente à atual crise política foi o tom dos discursos proferidos na sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado. Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 7, e presidida pela vice-presidente da Assembleia, deputada Luana Ribeiro (PR), a sessão contou com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e dos deputados Ricardo Ayres (PSB), autor do requerimento pela solenidade, Valderez Castelo Branco (PP), Elenil da Penha (PMDB) e Mauro Carlesse (PTB).

Convidado ilustre da sessão, o presidente da OAB tratou sobretudo da atual crise política do País e da necessidade de se encontrar uma saída constitucional para ela. Ele declarou a posição da OAB em defesa do estado democrático de direito, independentemente dos interesses político-partidários envolvidos na questão.

Também discursou o deputado Ricardo Ayres, autor do requerimento pela sessão. O deputado ressaltou a missão e a contribuição da ordem para a sociedade, e sua atuação contra as iniquidades sociais, a corrupção e as disfunções do atual sistema político.

Já o ex-presidente da seccional da Ordem no Tocantins, Luciano Ayres, relembrou as dificuldades que, como pioneiro do Estado, enfrentou para construir a entidade. De acordo com ele, em 12 anos, a OAB/TO cresceu de 700 inscritos para mais de quatro mil. Ayres destacou ainda a construção do Palácio da Cidadania, sede do órgão, e os cursos oferecidos à classe como méritos alcançados nos últimos anos.

Por fim, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, discorreu sobre a necessidade de a Justiça dar uma contribuição histórica ao País como no caso de buscar mais rapidez na tramitação dos processos judiciais.

Últimas Notícias

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também