dom. fev 28th, 2021

Coronel Wesley Borges Costa é nomeado como Chefe de Estado Maior da PMTO

Foi nomeado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, como Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o coronel Wesley Borges Costa. Ele é o primeiro oficial formado no Estado a assumir um cargo na cúpula da instituição. O coronel Wesley assessorará o comandante-geral nos assuntos pertinentes à corporação, podendo substituir o mesmo nos seus impedimentos, já que acumula também a função de subcomandante da Polícia Militar, conforme a Lei Complementar nº 079 de 27 de abril de 2012.

 O Chefe do Estado Maior é nomeado por ato do Chefe do Poder Executivo mediante indicação do Comandante Geral, dentre os coronéis da ativa pertencentes ao Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e tem precedência funcional sobre os demais policiais militares, exceto sobre o Comandante Geral.
 
O coronel Márcio Barbosa de Mendonça deixa o cargo que assumiu em 2019 para dar lugar ao coronel Wesley, que atuava no Comando do Policiamento da Capital (CPC).

Antes de alcançar o segundo cargo mais importante na PMTO, o oficial se destacou em diversas funções na carreira, dentre elas, a chefia da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa; Diretoria de Saúde e Proteção Social da PMTO e Comandante do Policiamento da Capital.
 
Perfil do novo CHEM

O coronel Wesley Borges Costa é Casado com a Subtenente enfermeira Naianny Alves Rocha, pai de Djalma Djalma Augusto Borges Alves e Valentina Borges Costa Alves. Nasceu em 28 de janeiro de 1982, e realizou seu Curso de Formação de Oficiais pela PMTO, na Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas-TO, no período de 2003 a 2006. O referido curso equivale ao bacharelado em Segurança Pública, em convênio com a Universidade Estadual do Tocantins. Também é bacharel em direito, e dentre outros títulos, pós-graduado MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS); pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia MIlitar do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Unidades em que trabalhou 

O coronel Wesley já passou pelo 1º Batalhão de Polícia Militar em Palmas exercendo a função de p/3 e comandante da Casa de Prisão Provisória; 3º Batalhão de Polícia Militar em Pedro Afonso; na Assessoria Técnica de informática e Telecomunicações no QCG; 1ª Companhia em Arraias, comandando o pelotão de Taguatinga; Assessoria de Gestão Pública e Qualidade do comando Geral; Ajudante de Ordens do Comandante-geral; Diretor do Colégio da Polícia Militar; Assessor Militar junto a Assembleia Legislativa; Diretor de Saúde e Promoção Social da PMTO e Comandante do Policiamento da Capital.

 Ascom PMTO

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Variante brasileira do SARS-CoV-19 aumenta 10 vezes a presença do vírus em adultos, aponta Fiocruz

Pesquisadores da Fiocruz fizeram um estudo que aponta que adultos infectados pela variante P.1 do novo coronavírus, identificada primeiro no Amazonas, têm uma carga viral dez vezes maior do que...

Prefeitura de Colinas publica novo decreto; Toque de recolher, das 22h as 6 horas

A população de Colinas do Tocantins (TO) deve ficar atenta às novas medidas para conter o avanço do Coronavírus. A Prefeitura, por meio da Secretar vc ia de Saúde, publicou...

Prefeitura de Gurupi decreta novas medidas contra Covid-19

A Prefeitura de Gurupi publicou, na noite desta sexta-feira (26), um novo decreto com medidas mais restritivas em relação à Covid-19.  O documento de nº 466, publicado no Diário Oficial...

Multidão se aglomera sem máscara durante inauguração de bar em Araguaína

Festa foi realizada no dia em que a cidade passou a contabilizar 21.075 diagnósticos de coronavírus e 270 mortes pela doença. Um bar inaugurado na noite desta sexta-feira (27) em...