Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus
Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus
Projeto Memória visa indenizar torturados
Foto: Clayton Cristus

Atendendo solicitação da deputada Amália Santana (PT), foi realizada, no auditório da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, dia 17, uma reunião da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O encontro contou com a presença do presidente da comissão Paulo Abrão e de outros integrantes. Foram feitas diversas reflexões e críticas do período de repressão militar, e avaliados requerimentos que solicitavam indenizações pelos danos promovidos pela ditadura.

De acordo com Paulo Abrão, o objetivo é dar voz aos que foram perseguidos, tornar, em um só tempo, os fatos da ditadura conhecidos e promover a reparação de danos promovidos pela repressão militar. A Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Norte do Tocantins, foi a principal motivação para a realização do evento.

Dentre os requerimentos aceitos, destaca-se o do senhor Osório Rodrigues de Sousa, torturado na guerrilha. O solicitante garante que nunca teve apoio de nada e pede ajuda para tratar a saúde. “Não tenho plano de saúde, estou quase cego e com problemas na cabeça devido às agressões”, garantiu.

Osório disse ainda que estava incomodado, principalmente depois que foi passado um filme sobre a ditadura. “É terrível. Vendo esse filme, dá vontade de ir embora, pois volta a lembrança de tudo”, comentou.

Segundo a assessoria de imprensa da organização, logo que o Ministério da Justiça divulgar o resultado das análises, com o ato de aprovação das solicitações, o interessado pode requerer suas indenizações no Ministério do Planejamento.

O Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) aproveitou a reunião para lançar uma cartilha que retrata a história da Guerrilha do Araguaia, com o título: “A ditadura no Tocantins – repressão e resistência, essa história também é nossa”. O encontro em Palmas faz parte da 9ª Caravana da Anistia, realizada em outros 20 Estados do País. (Elpídio Lopes)