qui. mar 4th, 2021

Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus

Comissão da Anistia debate Guerrilha do Araguaia no Tocantins

Projeto Memória visa indenizar torturados Foto: Clayton Cristus
Projeto Memória visa indenizar torturados
Foto: Clayton Cristus

Atendendo solicitação da deputada Amália Santana (PT), foi realizada, no auditório da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, dia 17, uma reunião da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O encontro contou com a presença do presidente da comissão Paulo Abrão e de outros integrantes. Foram feitas diversas reflexões e críticas do período de repressão militar, e avaliados requerimentos que solicitavam indenizações pelos danos promovidos pela ditadura.

De acordo com Paulo Abrão, o objetivo é dar voz aos que foram perseguidos, tornar, em um só tempo, os fatos da ditadura conhecidos e promover a reparação de danos promovidos pela repressão militar. A Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Norte do Tocantins, foi a principal motivação para a realização do evento.

Dentre os requerimentos aceitos, destaca-se o do senhor Osório Rodrigues de Sousa, torturado na guerrilha. O solicitante garante que nunca teve apoio de nada e pede ajuda para tratar a saúde. “Não tenho plano de saúde, estou quase cego e com problemas na cabeça devido às agressões”, garantiu.

Osório disse ainda que estava incomodado, principalmente depois que foi passado um filme sobre a ditadura. “É terrível. Vendo esse filme, dá vontade de ir embora, pois volta a lembrança de tudo”, comentou.

Segundo a assessoria de imprensa da organização, logo que o Ministério da Justiça divulgar o resultado das análises, com o ato de aprovação das solicitações, o interessado pode requerer suas indenizações no Ministério do Planejamento.

O Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) aproveitou a reunião para lançar uma cartilha que retrata a história da Guerrilha do Araguaia, com o título: “A ditadura no Tocantins – repressão e resistência, essa história também é nossa”. O encontro em Palmas faz parte da 9ª Caravana da Anistia, realizada em outros 20 Estados do País. (Elpídio Lopes)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Gurupi firma termo de cooperação técnica com Governo do Estado

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, participaram nesta quarta-feira, 03, de uma reunião no Palácio do Araguaia, em Palmas, com o Governador Mauro Carlesse, que...

Adriana Aguiar acompanha andamento de obras em escolas e visita espaço direcionado a práticas esportivas, em Araguaína

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, acompanhada dos superintendentes de Juventude, Esportes e Lazer, Clay Rios, e de Administração, Infraestrutura e Obras, Rômulo Junior, esteve...

Câmara anuncia novas medidas restritivas para conter o avanço do covid-19 na cidade

A Câmara Municipal de Araguaína, respeitando os atuais protocolos de segurança à saúde e considerando as medidas restritivas já decretadas pelo Executivo Municipal de Araguaína, especialmente no Decreto de n°...

Governo do Tocantins recebe mais 13,2 mil vacinas para combate à Covid-19

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta quarta-feira, 03, 13,2 mil doses da vacina CoronaVac. As vacinas foram encaminhadas para...