55.3 F
Nova Iorque
sábado, novembro 15, 2025

Coalizão em rota de colisão: Dois tucanos não se bicam

O aumento da alíquota do ICMS de 25% para 27% impactará a gasolina, joias, cigarros, perfumes, bebidas alcoólicas, armas e munições. O transporte rodoviário de passageiros também está entre os serviços impactados, assim como a cobrança do ICMS sobre a comercialização de carnes.

O reajuste do IPVA proposto aprovado por 100% da bancada. O aumento das taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também foi aprovado. Com isso, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais caro no Tocantins. Foi também reajustado outras taxas administrativas, como cópia de documentos e guia de trânsito de animais, além de cobrança por uso de auditórios de órgãos do governo.   Entre  os  votos favoráveis  ao  aumento de quase todos impostos está o do deputado estadual tucano Olyntho Neto.

Por  outro lado o presidente  estadual   do  PSDB, senador  Ataídes de Oliveira   entrou   com  uma   Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo PSDB do Tocantins para derrubar o aumento de taxas cobradas pelo governo do Estado.

A ação movida pelo PSDB contra o”pacotaço” de impostos foi ingressada no TJ em novembro passado. Para Ataídes, o partido se viu obrigado a se posicionar contra a atitude do governo do Estado. “Não poderíamos, em hipótese alguma, ficarmos inertes a esse ato desumano praticado pela atual gestão que, além de não fazer sua parte, passa a conta para o cidadão pagar. E uma conta amarga, injusta e ilegal”, complementou.”O “placar” deste julgamento no TJ está 4 a 0, ou seja, 4 votos favoráveis à anulação do aumento.”

As eleições municipais de outubro podem provocar um abalo mais sério, muito além da incompatibilidade conhecida entre Olyntho  e  o senador Ataides, com reflexo perigoso na aliança política que forma um na base governista e outro  na oposição . A disputa está colocando os dois líderes  em rota de choque. No  decorrer  do  processo, as eleições   é  que  vão indicar   quem tem  mais  força politica: o  deputado  estadual  Olytho Neto  ou senador  Ataides de  Oliveira.

O deputado  estadual  Olyntho Neto foi eleito   na oposição   do   governo  Marcelo  Miranda, mas  depois de  assumir  o mandato  anunciou  que  tem  uma posição  independente   na  casa, porém  tem votado  com o governo  constantemente.

Já  o  senador  Ataides   concorreu   as  eleições para  governador  pelo PROS. Depois de  ser derrotado  assumiu o  comando  do  partido PSDB no   estado    do Tocantins  e  declarou-se  ser  oposição  ao  governo do estado.

Últimas Notícias

Governador Laurez inaugura unidade do PronTO em Araguaína e anuncia linha de crédito para pequenos empreendedores

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, participou...

Marcos Duarte destaca compromisso do governo ao inaugurar o PronTO no Lago Center Shopping

O governo do Tocantins inaugurou nesta sexta-feira (14) a...

STF Decide que Recreio Pode ou Não Integrar Jornada de Professores Conforme Cada Caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13),...

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao...

Veja também