Estado
Cerca de 34,4 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose no Tocantins

Dados do Integra Saúde aponta que 34.408 pessoas não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19
Com objetivo de acompanhar os dados da vacinação contra a Covid-19 no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz o levantamento mensal das doses aplicadas das vacinas. No mês de julho o referido estudo apontou 12 mil pessoas com a D2 em atraso. Já em agosto, este número subiu para 34.408 pessoas com esquema vacinal atrasado. O levantamento leva em conta todos os imunizantes utilizados no Estado.
No total foram identificadas – nos 139 municípios – 16.740 pessoas com atraso na aplicação da CoronaVac, 15.522 doses da AstraZeneca e 2.146 doses da Pfizer.
“Este dado é preocupante, pois temos uma população ainda suscetível à doença, visto o não fechamento do esquema vacinal e a garantia da eficácia das vacinas”, disse a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena.
O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, faz um alerta:
“A preocupação do Governo do Estado é com a variante ‘Delta’, já identificada em Palmas, com grande capacidade de contágio e disseminação. Vivemos um período de queda em todos os índices da doença no Estado, se esta variante disseminar poderemos ter outro pico pandêmico. A vacinação é o único mecanismo eficaz para o controle da doença”, disse.
“As gestões municipais de saúde devem incentivar a população a fechar os esquemas vacinais. As equipes de Saúde devem conhecer suas populações e fazer buscas ativas para identificar as pessoas com as doses em atraso. O Ministério da Saúde está ampliando a regularidade de entrega dos imunizantes, há vacinas para aplicação das doses”, reforçou o Secretário.
Laiany Alves
Estado
Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Estado
Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína
Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.
A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.
As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.
Dança Tocantins
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.
Cristiano Viana/Governo do Tocantins