55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 7, 2025

Bombeiros do Tocantins têm à disposição maior escada do mundo para salvamento e incêndios

Para garantir mais qualidade no atendimento já prestado pelos militares do Corpo de Bombeiros do Tocantins, o governo do Estado adquiriu o que há de mais moderno em escadas comumente utilizadas no combate a incêndios em altura e salvamento. A escada de 60 metros, a mais alta do mundo, fabricada pela empresa alemã Magirus, já está à disposição da corporação e pode ser usada em ocorrências em prédios que tenham cerca de 20 andares.  A entrega oficial dos novos equipamentos foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, pelo governador Sandoval Cardoso, em Palmas.

De acordo com o subcomandante da 2º Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, 1° tenente Fábio Queiroz Nogueira, receber a autoescada é a concretização de um sonho. “Para nós, é realmente um sonho e, com isso, estamos bem à frente de outros estados, principalmente porque somos uma corporação muito nova e já temos equipamentos como esse, de alta tecnologia”, destacou.

Ainda segundo o subcomandante, a escada conta com elevadores que fazem com que seja possível resgatar até duas pessoas em uma velocidade significativa, podendo alcançar o topo da escada em 35 segundos. “Além disso, ela é toda equipada com dispositivos de segurança que garantem maior qualidade e agilidade ao atendimento. Ela vem equipada com três computadores internos, através dos quais o combatente pode monitorar o equipamento e, além disso, garante que o operador trabalhe com toda segurança, evitando que ocorram possíveis falhas”, explicou.

Além da escada de 60 metros, o governo também adquiriu uma viatura com escada giratória articulada de 32 metros de altura, a mais moderna fabricada pela empresa Magirus.  “Essa viatura possui mecanismos importantes. Numa situação de salvamento, se tem uma vítima no décimo andar de um prédio, por exemplo, nós conseguimos, com ela, chegar até o local. Mas, se por acaso for preciso dar apoio à vítima e o profissional não estiver conseguindo monitorar o equipamento, a própria viatura, através de acionamento automático, faz com ela retorne por onde veio. Assim, ela vai voltar mesmo sem o profissional fazer o acionamento. Os últimos 90 movimentos feitos retroagem”, informou o subcomandante.

Sara Cardoso/ATN

Últimas Notícias

Operação CX fecha fábrica clandestina e apreende dezenas de litros de bebidas alcoólicas irregulares em Combinado

Uma fábrica clandestina de cachaça foi fechada e dezenas...

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou...

COP30: Lula se reúne com líderes da Alemanha, Portugal e Moçambique

Após se reunir com os presidente da França, Emmanuel...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.