O levantamento será necessário para a destinação do auxílio emergencial mensal voltado aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura


O prazo para registro on-line dos profissionais do setor cultural de Araguaína, que deveria ter sido encerrado no último dia 21 de agosto, foi prorrogado por mais uma semana.

“Até agora tivemos 258 incrições , número positivo, pois supera bastante o cadastro antes existente . Nós sabemos que muitas pessoas ainda não têm familiaridade com recursos tecnológicos e por isso decidimos estender o prazo de cadastro. Queremos abranger o maior número de artistas possível e além da internet, disponibilizamos canais de atendimento por telefone, para que eles possam tirar dúvidas sobre o cadastro”, explicou o secretário.

Os formulários devem ser preenchidos até o dia 28 de agosto pelo site http://araguaina.to.gov.br/cultura/ e irão servir como um mapeamento do cenário cultural da cidade além de organizar a distribuição do recurso federal referente à Lei nº 14.017/20, conhecida como Lei Aldir Blanc, que vai destinar mais de R$ 1,2 milhão para Araguaína como auxílio ao setor cultural durante a pandemia.

Tanto o Estado quanto o Município receberão parte dos recursos garantidos pela lei que divide as responsabilidades para cada esfera da administração pública. Ao município caberá a responsabilidade sobre os espaços e empresas culturais, editais e prêmios, já ao Governo do Estado caberá o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, além de editais e prêmios.

Quem tem direito

As pessoas que já vem recebendo o auxílio emergencial de R$ 600, por meio da Caixa Econômica Federal, não terão direito ao auxílio do setor cultural. Com o cadastro, os inscritos terão acesso aos editais públicos para apoio de projetos culturais e ações virtuais. Além disso, o recurso também será destinado à manutenção de espaços culturais na cidade, como escolas de música, teatro, circos, feiras de arte e talento, livrarias, estúdios e outros.

“Após o fim do prazo, o cadastro continuará ativo, já que ele serve como substituição do cadastro físico, mas não dará mais direito ao recurso destinado ao período de pandemia da covid-19”, alertou Wilamas Ferreira. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura pelos telefones 3411-5611 e 3411-5612, ou pelo número 992706076 de segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas e na sexta-feira das 7 horas às 12 horas.