55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, novembro 13, 2025

Artigo de opinião

OS 10  DO CONTRA

 Cada um puxa a sardinha para sua própria barriga. Os deputados José Bonifácio (Tocantinópolis), Valderez Castelo Branco (Araguaína), Cleiton Cardoso (Palmas) Toinho Andrade (Porto Nacional), José Roberto (Pirenóplis- Palmas), Luana Ribeiro (Goiânia), Júnior Evangelista (Miracema), Mauro Carlesse (São Paulo e Gurupi), Eduardo do Dertins (Gurupi).

 O edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado deixou, inicialmente, estes 10 parlamentares, representantes do povo, descontentes por demais. Motivo? Altos salários dos possíveis futuros servidores da Casa. Pelo jeito, os 10 do contra acreditam que tais salários comprometeriam a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 Mas tem mistério nessa moita parlamentar. Vejo dois possíveis motivos para que os 10 do contra pedissem mudança no edital do concurso.Primeiro: é a quase certeza de que muitos de seus protegidos não conseguiriam passar no concurso, pois muitos, em vez de estudar, puxam saco. Segundo: os novos possíveis concursados tomariam o lugar de muitos “assessores parlamentares”e, assim, os 10 do contra teriam dificuldades em manter seus sectários no emprego.

 A verdade é que, até agora, não se sabe se algum nobre deputado já chegou a questionar os bons salários de seus apaniguados (cabos eleitorais, familiares, amigos)  empurrados guela abaixo no serviço público, via suposta assessoria parlamentar na Assembleia. Mas o concurso assusta essa turma.  A minha opinião é a seguinte: caso tivessem a garantia de que seus cabos eleitorais fossem aprovados, certamente a briga seria outra: aumentar os salários.

 Que se dane a Lei de Responsabilidade Fiscal. Concurso Público é para escolher e contratar os melhores e mais capacitados para o serviço público. Mas concurso assusta, pois é o meio justo e correto de trocar os empregados via apadrinhamento político pela eficiência profissional via concurso público.

 Alberto Rocha é jornalista

Últimas Notícias

Palmas sedia nesta semana o XX Encontro dos Revendedores de Combustíveis do Norte do Brasil

Nos dias 13 e 14 de novembro, Palmas (TO)...

ATOS destaca avanços do novo decreto do PAT e reforça impacto positivo para consumidores e empresas do Tocantins

A Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS) destacou os avanços...

Deputados aprovam requerimentos que visam melhorias na educação pública do Estado

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, 11, durante sessão...

Vereador Gideon Soares destaca o povo e o comércio como forças do progresso de Araguaína nos 67 anos da cidade

Geovane Oliveira: O Portal O Melhor da Amazônia conversa...

Veja também