55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 7, 2025

Araguaína completa 58 anos   de emancipação política 

Foto: Divulgação
No dia 14  de Novembro, a Araguaína completa 58 anos. E neste dia, nada mais justo que parabenizar o povo araguaínense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, trabalham diariamente e não medem esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade.
Sua história começa em 1876, com a chegada de João Batista da Silva e família. A princípio, família denominou o em local como “livre-nos Deus”, por causa dos riscos de ataques de índios e animais que ali habitavam. Algum meses depois, outras famílias fixaram-se na região. A partir desse momento, ver-se nascer o povoado Lontra, que futuramente se tornaria Araguaína, a cidade referencia no desenvolvimento econômico e educacional da região norte.
O povoado Lontra recebeu o nome de Araguaína no ano de 1949. Em 30 de setembro de 1953, o povoado Araguaína foi transformado em distrito com a mesma denominação. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1954.
Por fim, em 14 de novembro de 1958, pela lei estadual nº 2.125, foi criado o município de Araguaína, tendo sido instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1959.
Parabéns Araguaína pelos 58 anos e a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo, assim, com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos.

Referências bibliográficas

Araguaína.Disponívelem:<http://biblioteca.ibge.gov.br/visualização/dtbs/tocantins/araguaina.pdf>.Acesso em 14 de novembro de 2016

Por: Fernanda Lima

Últimas Notícias

Governo cria comissão para avaliar gestão interina e garantir continuidade dos serviços

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma...

Governador promove reestruturação e define nova cúpula do Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa deu início, nesta sexta-feira (6),...

Ex-deputado Lázaro Botelho recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2025 em Belém

O ex-deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho, foi um...

Câmara Municipal de Araguaína recebe Selo Diamante de Transparência

O presidente Max Fleury recebeu, durante a sessão desta...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.