Na tarde desta terça-feira, 5, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) dialogou com representantes da Operadora Vivo sobre a viabilidade de implantação do sinal de telefonia e internet no povoado Vinte Mil, na cidade de Carrasco Bonito. A iniciativa pretende atender ao pedido da comunidade, elencado pelo prefeito Gilvan Bandeira, popularmente conhecido como Nego do Foguim, que também participou da reunião institucional.
Ainda em setembro de 2024, o parlamentar já havia apresentado requerimento em Sessão Ordinária solicitando a implantação do sinal de telefonia e internet para garantir a efetiva comunicação aos mais de 1.500 moradores da localidade. Na ocasião, Cayres frisou que o povoado, já com mais de 55 anos de existência, fica há apenas oito quilômetros do centro da cidade, mas a ausência de conectividade o torna isolado de todo o Bico do Papagaio e, por consequência, do desenvolvimento regional.
“A cidade inteira tem o sinal exclusivo da Vivo, sendo a única operadora a funcionar no Município, por isso pedimos essa reunião para entender de que forma conseguiremos levar o sinal para o povoado tão próximo e tirar as pessoas deste isolamento, porque hoje em dia todos precisam ter pelo menos um sinal de telefone para uma ligação importante e também para os estudos, trabalho […]”, enfatizou Amélio.
Durante o encontro, o gerente Institucional da Vivo, Luiz Eduardo Corrêa, e a gerente regional, Marcella Pimenta, apresentaram os planos de expansão da Operadora e o raio de disponibilidade de cobertura, explicando as questões técnicas relacionadas à implantação. Ao receberem a demanda, pontuaram que a equipe de engenharia analisará a viabilidade técnica da implantação de sinal para aprofundar as discussões e formas de concluir o pedido.
O prefeito de Carrasco Bonito também alegou que, dentro do povoado, há uma robusta torre de transmissão da Vivo, pedindo aos gerentes para avaliarem se a infraestrutura telefônica pode tornar mais rápido o processo de implantação. A equipe da Vivo citou ainda questões como licenciamento e ajuste de equipamentos para a devida compatibilidade, uma vez que somente a torre de celular não garante, em si, o funcionamento da rede móvel.
Ao fim da reunião, o deputado Amélio agradeceu pela pronta disponibilidade dos seniores da Operadora em buscar formas de solucionar a questão e superar os empecilhos técnicos, ao passo que recobrou a importância da demanda para garantir que a população de cidades pequenas tenham seus direitos garantidos. “A tecnologia e conectividade foram desenvolvidas para alcançar não somente os grandes centros urbanos, mas também as cidades mais afastadas que precisam se manter por dentro das atualidades e ter informação, seja para estudo, trabalho ou lazer”, completou.
Lauane dos Santos/Ascom Presidência