sáb. mar 6th, 2021

Carlesse participa de audiência com Ministro Paulo Guedes

Agenda municipalista, busca por investimentos e fortalecimento de parcerias marcam a semana do governador Carlesse

Reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em busca de parceria e recursos para o Estado; reuniões com prefeitos para ouvir as demandas locais; posse de novos auxiliares e das novas mesas diretoras do Legislativo, Judiciário e órgão de controle. Esses foram alguns dos assuntos que pautaram a agenda oficial do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta primeira semana de fevereiro.

Na quinta-feira, 4, o governador Carlesse esteve em Brasília (DF), onde se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar de parcerias e investimentos para o Estado. O Governador, que estava acompanhado do senador Eduardo Gomes e dos secretários Sandro Armando (Fazenda) e Claudinei Quaresemin (Parceria e Investimentos), ressaltou o esforço da Gestão em manter o equilíbrio fiscal.

“Mesmo diante de uma crise sanitária, estamos mantendo a redução do endividamento e das despesas e seguimos enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal, isso nos dá autonomia para buscar mais investimentos e fomentar ainda mais a economia do Estado”, afirmou o Governador, que ouviu do ministro Paulo Guedes que o Tocantins está no caminho certo, ao reduzir custos, prestar incentivos fiscais e estimular investimentos privados. “Nunca faltará apoio do ministério para o Tocantins”, assegurou.

Reuniões com prefeitos

Ao longo da semana, o governador Mauro Carlesse manteve uma agenda municipalista, ao realizar reuniões com prefeitos de várias regiões do Estado para ouvir as demandas locais, fortalecer parcerias e buscar soluções.

Os impactos da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão na economia dos nove municípios de sua abrangência; as obras de infraestrutura; a melhoria dos serviços de saúde; as reformas de escolas; e os investimentos em segurança foram alguns dos assuntos debatidos durante essas reuniões. Tais reuniões foram intermediadas pelos deputados estaduais Nilton Franco, Amélio Cayres, Claudia Lelis e Fabion Gomes.

Reuniram-se com o Governador, os prefeitos de Abreulândia, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Almas, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Augustinópolis, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Cariri, Carrasco Bonito, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Formoso do Araguaia, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Marianópolis, Maurilândia, Miracema, Paraíso, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Maria, Santa Terezinha, São Bento do Tocantins, São Félix, São Miguel e Tocantinópolis; além de vice-prefeitos e vereadores.

 

Novos auxiliares

E como parte das mudanças para melhorar ainda mais o desempenho da Gestão, o governador Carlesse realizou quatro mudanças pontuais na equipe de trabalho e criou a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, a partir da cisão da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz).

A posse dos novos auxiliares foi realizada na terça-feira, 2, em solenidade realizada no Palácio Araguaia. Para comandar a nova secretaria, foi designado o servidor público Sergislei Silva de Moura; o ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, é o novo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc); o ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, assumiu a Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas; e o coronel Silva Neto é o novo comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), no lugar de Jaizon Veras, que foi para a reserva.

 

Posses na Aleto, TJ e TCE

Durante a semana, o governador Mauro Carlesse prestigiou as solenidades de posse das novas mesas diretoras da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), realizada na segunda-feira, 1° de fevereiro (presidente Antonio Andrade); do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO) também na segunda-feira (presidente desembargador João Rigo Guimarães); e do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), na quarta-feira, 3, (presidente conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho).

Reforçando a parceria com a Aleto, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, fez a leitura da mensagem do governador Carlesse, na sessão especial de abertura dos trabalhos do ano de 2021, na terça-feira, 2. O texto trouxe como foco as ações de enfrentamento à Covid-19, o equilíbrio fiscal, a retomada da economia e as prioridades para o ano de 2021 com investimentos em diversos setores. 

Vania Machado/Governador do Tocantins

 


OUTRAS NOTICIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana do governador Carlesse é marcada por entrega de máquinas, busca pela vacina contra à Covid-19 e autorização do curso de Medicina em Paraíso

Da entrega de máquinas pesadas e ônibus escolares, a reunião com prefeitos, anúncio de concurso público, nomeações de delegados, busca por recursos em Brasília (DF), ações que visam complementar o...

Prefeitura de Carmolândia publica novo decreto de combate a pandemia do coronavírus

O prefeito de Carmolândia, Neurivan Rodrigues, reuniu, nesta quarta-feira, 3, com o secretário  de  saúde do município, Daniel Carneiro, para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus...

Prefeitura de Gurupi firma termo de cooperação técnica com Governo do Estado

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, participaram nesta quarta-feira, 03, de uma reunião no Palácio do Araguaia, em Palmas, com o Governador Mauro Carlesse, que...

Adriana Aguiar acompanha andamento de obras em escolas e visita espaço direcionado a práticas esportivas, em Araguaína

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, acompanhada dos superintendentes de Juventude, Esportes e Lazer, Clay Rios, e de Administração, Infraestrutura e Obras, Rômulo Junior, esteve...