terça-feira, setembro 9, 2025

Unitins promove seminário sobre direitos sexuais de crianças e adolescentes

450 (4)A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), realizam nessa terça-feira, 19, no auditório da Unitins, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, um seminário com o tema “Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes na Perspectiva dos Direitos Humanos”.

Os organizadores contam com um mapeamento realizado pelo Observatório dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e pelo Cedeca, que mostra a situação de 36 municípios do Tocantins impactados direto e indiretamente por grandes obras de infraestrutura.

Os organizadores explicam que o evento acontece na semana do dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o debate faz-se necessário devido os altos índices de violência sexual contra crianças e adolescente no estado do Tocantins, conforme mostram estudos.

O estudo foi realizado no âmbito dos conselhos tutelares e mostra que o maior problema enfrentado pelos municípios do Tocantins, é o alto índice de gravidez na adolescência, trabalho infantil e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram registrados no período que compreende os meses janeiro a outubro de 2014, 329 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo 307 de estupros e 22 tentativas de estupros em todo o estado do Tocantins.

“Diante deste cenário de graves violações de direitos, a universidade não pode ficar apática e distante dos problemas que impactam diretamente a vida de centenas de meninos, meninas e suas famílias. O seminário tem o intuito de envolver a comunidade acadêmica, a sociedade em geral e sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente para discutir os direitos sexuais sobre a ótica do atendimento”, esclarece a pró-reitora de Extensão, Simone Pereira Brito.

Palestrantes

Maria Lúcia Pinto Leal, da Universidade de Brasília (UnB), Monique Soares, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mariana Borges e Mônica Brito, ambas do Cedeca.

 

Últimas notícias

Jairo Mariano mira 2026 e garante que o PDT vai surpreender nas urnas

O presidente do PDT no Tocantins, Jairo Mariano, deixou...

Bolsonaro pede autorização do STF para fazer procedimento médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu autorização ao ministro Alexandre...

Academia vai à roça: UFNT realiza banca de mestrado em casa de farinha no interior do Tocantins

Em um gesto que une academia e comunidade, uma...

Wanderlei Barbosa fala em tranquilidade e promete mostrar legado da gestão

O governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), divulgou...

Governador em exercício Laurez Moreira nomeia Vânio Rodrigues como secretário da Saúde

O governador em exercício, Laurez Moreira nomeou, no Diário...

Artigos Relacionados

Categorias populares