Quase um ano após a queda da ponte que ligava o Tocantins e o Maranhão, na BR-226, os reflexos ainda são sentidos por municípios que se tornaram rota alternativa para o fluxo de veículos entre os Estados. Em Filadélfia, o prefeito David Bento (Progressistas) fechou as entradas da cidade para pressionar o Governo Federal a dar mais atenção à região. “Operação tapa-buraco ajuda, mas não resolve o problema”, disse por meio das redes sociais.
O município bloqueou o trecho da TO-222 que passa por Filadélfia, causando longa fila de veículos nesta quinta-feira (20). A rodovia estadual tem grande importância para quem quer transitar entre os estados. Houve dois pontos de bloqueio: na entrada da cidade, para quem está indo de Araguaína para o Maranhão; e outro na margem do Rio Tocantins, para quem está saindo estado vizinho para chegar ao Tocantins.
Segundo o município, essa foi a maneira encontrada pela gestão para alertar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre os problemas estruturais que o município está enfrentando.
Em nota, o DNIT esclareceu que os compromissos estabelecidos no Acordo de Cooperação Técnica junto ao Estado do Tocantins foram devidamente cumpridos. Também explicou que já foram investidos mais de R$ 150 milhões na recuperação das rodovias TO-201, TO-126, TO-134 e TO-222, seguindo rigorosamente o planejamento de trabalho estabelecido, e que há intervenções programadas para melhorias nas vias em Carolina (MA) e Filadélfia (veja nota na íntegra no fim da matéria).
Desde agosto a Prefeitura de Filadélfia tem realizado análises para acompanhar os problemas gerados pelo aumento do fluxo de caminhões e carretas na cidade.
“Estamos aguardando uma resposta, um sinal do DNIT. Os caminhoneiros agora também bloquearam e não passa nem carro nem van. Os caminhoneiros se revoltaram e acredito que é justo. De antemão a gente pede agilidade, pede o apoio e reforça, Filadélfia é uma cidade que está dando sinal que é uma cidade importante, juntamente com a TO-222. Esse bloqueio é simplesmente para pedir o mesmo apoio que as cidades impactadas pela queda da ponte tiveram”, destacou o prefeito David Bento (Progressistas).
Fonte; G1 Tocantins



