Projeto-piloto beneficiará estudantes e familiares de seis unidades de ensino das redes estadual e municipal de Gurupi

Seis unidades escolares do município de Gurupi serão beneficiadas com a implantação de hortas e de áreas para cultivo diversificado de alimentos a serem destinados à alimentação escolar e também às famílias dos estudantes. O projeto Mesa Farta na Escola foi lançado nesta sexta-feira, 16, pelo Governo do Tocantins, por meio das Secretarias da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi.

Com a finalidade de fortalecer, ainda mais, o vínculo entre escola e família, o projeto vai atender, inicialmente, três escolas estaduais e três da rede municipal de Gurupi, para servirem como piloto, tendo a possibilidade de ampliação para outras unidades de ensino do Estado.

“A nossa proposta é que possamos adotar a filosofia de territoriedade do Tocantins sem distinção de rede”, pontuou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Os alimentos serão produzidos nas hortas escolares com a participação da comunidade. Diretores das escolas selecionadas ficarão responsáveis pela mobilização e cadastro das famílias no projeto. Os cadastrados vão colaborar, de forma compartilhada e voluntária, com a escola no cultivo e manejo dos alimentos.

“Nós vamos entrar com as orientações técnicas, mas sem dúvida a comunidade, formada pelos diretores, pais e estudantes, será a grande protagonista desse projeto”, destacou Jaime Café, titular da Seagro.

A produção será direcionada tanto para a alimentação escolar como para as famílias envolvidas na ação, seja para consumo ou comercialização dos produtos, proporcionando desenvolvimento social, por meio da geração de renda.

“Sem dúvida um programa que dará muitos frutos e que será expandido para outras unidades de ensino e para outros municípios”, comemorou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Adriana Aguiar também destacou a importância do trabalho realizado em conjunto.

“A presença das famílias no dia a dia dos estudantes é  fundamental  no processo de formação dos nossos jovens. E o projeto Mesa Farta na Escola, além de trazer as famílias para a escola, vai gerar renda, resultando na produção de alimentos saudáveis. Temos muito a ganhar no processo de formação dos nossos estudantes”, destacou.

A secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa, destacou que o programa marca uma nova fase para a história de Gurupi.

“Essa parceria estado e município ajuda a evidenciar um novo caminho que o município e a Educação precisam percorrer, o da integração. A nossa geração de alunos é uma geração que exige a realização de atividades práticas, e a implantação das hortas e demais cultivares possibilitam um trabalho multidisciplinar, que fará toda a diferença”, ponderou. 

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins