55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, julho 6, 2026

Tocantins se prepara para campanha de vacinação antiaftosa

No Tocantins, os preparativos para o início da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa já começaram.  A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) intensificou as fiscalizações de vacinas nas lojas agropecuárias, tem realizado o planejamento das ações das equipes internas, e educação sanitária para a cadeia produtiva, bem como, feito a entrega de comunicado com previsão para execução da vacinação agendada, em casos específicos.  A expectativa é vacinar mais de 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais. Nesta campanha, que ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio, todos os bovídeos (bovinos e bubalinos), independente da faixa etária, deverão ser vacinados. A comprovação deve ser feita até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Agência, presentes nos 139 municípios do Estado. “Estamos todos engajados. Confiamos no comprometimento de toda cadeia produtiva agropecuária, que a cada ano, tem colaborado com a manutenção do nosso status sanitário, resultando em uma carne de qualidade e abertura de novos mercados”, enfatiza o presidente da Adapec, Humberto Camelo. Nas 223 lojas agropecuárias cadastradas, que comercializam produtos veterinários, os técnicos da Agência fazem permanente aferição de temperatura das vacinas, verificam o acondicionamento, o prazo de validade, entre outros. “Acompanhamos nessas empresas, o recebimento das vacinas antiaftosa, antibrucelose e antirrábica, para assegurar que o produto está dentro das exigências e das especificações apresentadas”, explicou o responsável técnico pelo Programa de Produtos Veterinários e Biológicos da Adapec, Ercílio de Moura Luz. As palestras sobre febre aftosa também estão sendo realizadas em vários municípios do Estado. Nesta semana, os produtores rurais do Assentamento Reunidas, em Aragominas participaram do encontro. “Outra ação importante, é a entrega de comunicado para agendamento das vacinações fiscalizadas, acompanhadas e oficiais, em áreas indígenas e assentamentos. Além disso, nas propriedades rurais que tiveram alguma pendência na campanha anterior”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende. 20 anos sem aftosa Em maio, o Tocantins celebrará 20 anos livre da aftosa com vacinação, sempre mantendo o índice acima de 90% dos animais vacinados, nas duas etapas da campanha de maio e novembro, conforme preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Estado está em 11º lugar no ranking nacional em números de animais, com um rebanho de mais de 8,7 milhões, incluindo o rebanho da Ilha do Bananal. Índice vacinal Em 2016, na 1ª etapa da campanha, realizada em maio, foram vacinados 8.509.886 bovinos e 6.716 bubalinos, com a média de índice vacinal de 99,45%.

Dinalva Martins/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Em busca do primeiro estágio? CIEE reúne 55 oportunidades para estudantes do Tocantins

O Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE está com 55 vagas abertas...

Exposição Agropecuária de Almas impulsiona empreendedorismo e desenvolvimento regional com programação do Sebrae Tocantins

Instituição leva capacitações, orientações técnicas e soluções voltadas à...

Rotulagem será obrigatória: entenda as regras para uso de IA nas eleições de 2026

Advogado especialista em Direito Eleitoral Luciano Hanna explica quais...

UFNT publica edital para ingresso no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.